Jorge Paz Amorim

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Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Business Insider: metrô de São Paulo é um dos menores e mais caros do mundo

Metrô de São Paulo tem uma das menores malhas do mundo
Principal centro financeiro da América Latina, a cidade de São Paulo (SP) padece com uma malha metroviária menor até que a de Dubai, nos Emirados Árabes. São 69,2 quilômetros para transportar 2,49 bilhões de passageiros por ano. Em Dubai, pelos 74,5 quilômetros passaram, em 2013, 137,8 milhões de passageiros.

Para ter ideia da discrepância, a capital russa Moscou transporta a mesma média de passageiros em 325,1 quilômetros, com 194 estações e 12 linhas, contra as 61 estações e as cinco linhas de São Paulo.

Mesmo insuficiente para a extensão da capital paulista, os valores estão bem acima dos cobrados em Dubai e em Moscou. Para utilizar o metrô em São Paulo, é preciso desembolsar R$ 5,45, ou US$ 1,57. Na principal cidade dos Emirados Árabes, o tíquete sai por US$ 0,68 e, em Moscou, por US$ 0,70.

As informações foram publicadas em matéria do site “Business Insider”, que apresenta informações sobre malha ferroviária, número de estações, quantidade de usuários e valores de passagens de metrô em dez cidades de todo o mundo.

O metrô paulistano é operado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, do governo do estado de São Paulo. Em dez anos, a malha foi ampliada 36%, mas o número de usuários aumentou 92%.

A falta de investimentos no meio de transporte gera crescente superlotação e atrasos nas obras de expansão.

O governo Alckmin adiou em dois anos o prazo de conclusão das obras para a ampliação da linha 4, conhecida como linha amarela, por causa de um rompimento com o consórcio contratado no ano passado. A linha cinco, lilás, deve ser entregue em 2018.

Com os atrasos, 31 trens novos adquiridos pelo governo tucano estão parados. Eles têm tecnologia para Controle de Trens Baseado em Comunicação (CBTC), que vai diminuir o intervalo entre os trens e ajudar a diminuir a superlotação.

O setor também é alvo de investigações devido ao Trensalão, escândalo de pagamento de propinas que envolve as administrações tucanas.
(Agência PT de Notícias)

P.S.NaIlharga- Somando isso à roubalheira na Sabesp, gastando milhões pra captar água de um rio seco; e os R$3,6 bilhões gastos na despoluição do rio Tietê, que continua um 'valão' fedorento 24 horas por dia, avalia-se o quanto os sucessivos governos tucanos estão acabando com o estado de São Paulo.

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