Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A consagração de Yago Pikachu


Assistindo ao 'Redação SPORTV' há pouco e os inúmeros elogios dispensados a Pikachu, cheguei à conclusão que, se quisesse, o lateral bicolor poderia abandonar o futebol hoje que já teria inscrito seu nome na história do futebol brasileiro, tamanha é a admiração do povo brasileiro pelo seu talento.

André Rizek, o apresentador, simplesmente disse que, hoje, Pikachu joga mais que o Ronaldinho Gaúcho, o que pode não parecer muito em razão do ex-craque da seleção brasileira estar claramente em trajetória descendente. No entanto, se formos ver que a comparação é entre um astro consagrado mundialmente e um nortista que desenvolve seu trabalho na sua terra, longe dos grandes centros.

O debatedor Sidnei Garambone chegou a perguntar por que a CBF convoca o Jefferson do Internacional pra disputar a Copa América e nunca olhou pro lateral do Paysandu, um jovem de 23 anos que fez 202 jogos por um único clube e já assinalou 57 gols?

Talvez, as esdrúxulas 'coisas do futebol', invocadas recorrentemente diante de situações controversas, expliquem essas estranhas preferências, embora estejam longe de explicar aquilo que nem é tanto esotérico assim, mas é como passam ao perplexo torcedor. Assim como difíceis de explicar são as razões que levaram Manaus a ser escolhida pra sede da Copa do Mundo do ano passado preterindo-se Belém, também considerado pelos debatedores do dito programa como inexplicável, embora hajam razões de sobra pra  essa preterição descabida. E nem precisa invocar Sigmund Freud, basta colocar tucanos como Mario Couto, Simão Jatene, Flexa Ribeiro, José Serra, e outros menos votados, diante de um polígrafo que certamente aflorará a tal revelação, que surpreenderia não pelo exotismo mas pela mesquinharia óbvia que encerra.

Felizmente, para todos nós que admiramos o futebol do Yago, ele não está submetido ao crivo politiqueiro que excluiu Belém da Copa. Seu talento agora nacionalmente reconhecido está acima das futricas empobrecedoras do nosso futebol e já não depende daquelas injunções que revelam inúmeros "pais da criança" e que muitas vezes ceifam carreiras promissoras de grandes jogadores. O futebol de Pikachu agora é patrimônio nacional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na Ilharga, posta para nós a matéria que o Paulo Henrique postou agora há pouco, onde podemos ver o contra cheque do Sérgio Moro, e a listagem dos Juízes federais, o quanto ganham. Um acinte aos assalariados. Um abraço.

Unknown disse...

Que texto bonito!!! Orgulho do Yago Pikachu!!! Não querem times do Norte na série A porque vai dar trabalho viajar até Belém, mas nós vamos a qualquer lugar, seja RJ, SP, RS, MG ou Chile, Argentina! Paysandu e Yago Pikachu representam a força do Norte!! Belém do Pará!!!