Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Vem aí a identidade única do cidadão

Presidenta Dilma Rousseff participa de cerimônia que encaminha, ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei que institui o Registro Civil Nacional (Valter Campanato/Agência Brasil)
Presidenta Dilma Rousseff encaminha ao Congresso Nacional projeto de lei que institui o Registro Civil NacionalValter Campanato/Agência Brasil



























O Nacional, documento de identificação com chip que vai unificar informações de vários cadastros do cidadão. A intenção é unificar cadastros e documentos dos cidadãos, como identidade, CPF, título de eleitor e carteira de habilitação, além de registros de nascimento, casamento e óbito.

Como disse a presidenta Dilma, "“Quem não sonha sair de casa carregando apenas um documento, em vez de ser obrigado sair carregando todos eles? Quem não sonha fazer uma transação comercial, abrir uma conta, ou até registrar imóvel apenas com a apresentação de um documento? É preciso descomplicar a vida das pessoas. O Estado tem o dever de ser mais eficiente, adotando todos os recursos tecnológicos disponíveis para atender bem a vida do cidadão”.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, quando criado, vai permitir que a coleta de dados biométricos de todos os brasileiros seja compartilhada para a criação de um número único de registro, reduzindo a burocracia e aumentando a agilidade no acesso a serviço. Agora, o que se espera é a mesma rapidez com que parlamentares votam assuntos de seu interesse demonstrem o mesmo empenho na aprovação dessa proposta que, desde os tempos do então ministro da desburocratização, Hélio Beltrão, é um sonho para facilitar a vida da cidadania no país.
(Informações do Blog do Planalto)

Nenhum comentário: