Todas as vezes que a direita quer fazer política rasteira, recorre à desqualificação da própria política para tentar alcançar seus objetivos escusos, como ocorre agora, quando quer desqualificar a lista sêxtupla enviada pela OAB/PA ao TJE para preencher a vaga que lhe cabe, sugerindo ser a presente escolha submetida a desígnios da política partidária.
Valem-se um vídeo que não diz nada além do que disse o presidente Jarbas Vasconcelos em público, apenas com mais polidez, aliás, como é do feitio de Jarbas, alguém extremamente polido, porém, dono de posicionamento político progressista, embora não partidário, daí não agradar setores conservadores e corporativos da entidade, esses intimamente ligados ao que há de mais retrógrado na política nacional, tanto que ocultam seus posicionamentos e tentam passar a velhacaria da neutralidade política. Ou já esqueceram as manobras espúrio/radicais do tucano Ophyr Jr, quando foi presidente nacional da Ordem, pra impedir que Jarbas presidisse a entidade cá no Pará? Será que ali não havia politicagem?
Além disso, essa sugestão do ineditismo do componente político como critério de escolha não passa de empulhação fora de lugar. Lembremos da escolha do saudoso Geraldo Lima, que havia sido candidato ao desembargo quando ainda era filiado ao PT, sendo prematuramente eliminado, embora tivesse tido o melhor desempenho na sabatina a que foi submetido e isto quem me disse foi um desembargador que acompanhou a dita sabatina. Muito tempo depois, quando já não era mais petista, Geraldo foi escolhido pelo governador Almir Gabriel e ninguém fez qualquer estardalhaço.
Com efeito, as palavras de Jarbas no vídeo vazado não só estão longe de desabonar o presidente local da Ordem, como demonstram claramente que a Ordem leva claramente em consideração a visão social que o profissional liberal que se propõe a ser um servidor público na área da aplicação da lei seja alguém dotado de sensibilidade social, e não alguém que cultive o direito restrito ao atendimento dos interesses de minorias privilegiadas. Como se vê, a politicagem que cultiva privilégios oriundos da politicagem sendo expulsa dos tribunais. Simples assim.

Nenhum comentário:
Postar um comentário