Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Apesar da beleza, Alter do Chão seria desejada por sua riqueza


Parece que aquela tietagem toda em torno das praias de Alter do Chão, feita pela mídia e trade internacional da área do turismo(The Guardian, por exemplo), não passava de olho grande em torno daquele riquíssimo reservatório de água doce, esta, hoje, um dos objetos do desejo imperialista, talvez até mais que o petróleo.

Segundo  o professor Luis Antonio Bittar Venturi, livre-docente do Departamento de Geografia da USP, "Alter do Chão, maior aquífero do mundo sob a Bacia Amazônica, armazena água suficiente(86 mil km3) para abastecer a humanidade por pelo menos três séculos, já que ele é continuamente recarregado pela infiltração de água proveniente da atmosfera e da superfície".

O professor Venturi cita esse dado em reforço à argumentação contra a balela da escassez, bastante usada para dissimular a incúria tucano\paulista na gestão do abastecimento do dito 'precioso líquido' a milhões de habitantes do estado de São Paulo. No entanto, para nós, amazônidas, o mesmo exemplo deve servir de alerta a respeito das possíveis (más)intenções daqueles que desde sempre se acham proprietários das riquezas, quaisquer que sejam, existentes no planeta. Aguardemos como os arautos da ganância aportarão no Baixo Amazonas a fim de tentar piratear o que não lhes pertence.

Nenhum comentário: