Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Marina Setúbal


E o parentesco entre a beata da floresta e Neca Setubal parece ter sido firmado através da visão, ainda que artificial por conta da cessão dos óculos que a candidata/passageira usa(passou pelo PT, pelo PV, está de passagem pelo PSB e vai cair na Rede do Itaú de Vantagens), na verdade, de propriedade da banqueira/pedagoga, conforme revelado em entrevista a revista Época.
Como na célebre comédia francesa, são os óculos que determinam aquilo que a candidata assume como comportamento, inclusive a retórica ambígua, um traço da banqueira que os óculos que a candidata/passageira parece ter adotado. A banqueira diz, "O que o PT faz hoje é de esquerda? Não sei...Tenho compromisso com a justiça social, com a sustentabilidade, com a liberdade, com a democracia. Agora se isso é ser de esquerda ou direita, não sei..." O compromisso com a justiça social passa inexoravelmente pela demissão de milhares de bancários, demissão certamente feita mais que depressa pela mão cega, antes que o coração perdoe.
O mesmo lirismo de fado tropical inspira a beata quando coloca no mesmo balaio Chico Mendes e a dita cuja usurário/educadora, ou quando atribui à falha gráfica aquilo que Milton Hatoum identificou como falha moral e o deputado Jean Willys classificou de vigarice.
Desgraçadamente, esse novo modelo de fazer política, unindo aristocratas esclarecidos e generosos a notáveis ex-gestores da res pública, de novo não tem nada. Já deu certo durante o Renascimento, não será agora que ressurgirá como obra milagrosa da beatitude dissimulada. Seja porque não há como unir os notáveis, seja porque a generosidade exaltada não resiste a um simples relato factual ou seja, ainda, porque no meio dessa insólita mistura existe o obscurantismo protagonista inexorável da trupe em formação, suficiente pra que a liberdade, a democracia e a generosidade constem apenas, e quando muito, das páginas dessa laudatória carta de (más)intenções. Enfim, mais uma empulhação política travestida de novidade. Acumpliciada com a mídia reacionária, que agarra-se a qualquer ardil pra derrubar o PT do governo.

Nenhum comentário: