Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

O fim de uma oligarquia. Que sirva de exemplo















Após mais de meio século de domínio político da família Sarney no estado do Maranhão, ontem foi lançada uma coligação que pode por termo a esse domínio, dada a consistência dessa coligação, comandada pelo ex-deputado e ex-presidente da EMBRATUR, Flávio Dino(PCdoB). Dino terá como adversário um rebento dessa oligarquia, Edson Lobão Filho, filho do atual ministro das minas e energia e um dos mais fieis aliados do clã Sarney.

Chama a atenção que a campanha tenha sido lançada sob o slogan "Pacto por um IDH Justo", o que demonstra não estarem os integrantes dessa alternativa política empenhados em fazer promessas mirabolantes, mas apenas tentar resgatar condições mínimas de vida digna à população daquele estado. São 450 mil maranhenses que passam fome, segundo declarou um líder rural presente ao evento, o que coloca o estado do Maranhão como detentor de um IDH de padrão africano, enquanto os oligarcas que até aqui controlam a política viam crescer suas fortunas.

Sabe-se que o atraso social verificado nas regiões Norte e Nordeste está intimamente ligado a essa concentração do poder e da riqueza gerada pela economia. Com efeito, quanto mais poderosos esses 'coronéis de barranco', mais atrasados os estados submetidos ao seu mandonismo. O fim da era Sarney é algo bastante positivo para o Maranhão. Quem dera fosse exemplo que se alastrasse pro resto do país, fazendo com que essa forma de fazer política fosse definitivamente banida, por isso é importante que a população engrosse as fileiras da campanha contra a influência do poder econômico nas eleições brasileiras, responsável direta por essa relação.

A partir do mês de agosto, significa dizer, a partir de amanhã, a sociedade brasileira tem a oportunidade de fazer dessa campanha um movimento cívico do porte daquele que começou pelo movimento 'Diretas-Já!', que culminou no fim de uma ditadura que já durava mais de duas décadas. Eliminar a influência do dinheiro nas eleições será uma conquista de toda a sociedade na medida em que a vontade soberana do eleitor triunfará sobre a compra indiscriminada de votos, daí ser importante a mobilização social pela reforma política. A hora é essa. Miremo-nos nesse exemplo do Maranhão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Família Sarney - PMDB
Jáder Basrbalho - PMDB

Governo Federal - PT/PMDB

Aí vocês se juntam aos Barbalhos aqui no estado. Interessante.