O Programa Telessaúde Brasil Redes, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, é uma ferramenta de tecnologia implantada em unidades de saúde que permite a realização de consultorias, diagnósticos e trocas de informações com especialistas pelo computador, em tempo real.
A OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde, organismo internacional ligado à Organização Mundial de Saúde, reconhece o Telessaúde Brasil como referência mundial em tele-tecnologia para promover e ampliar o acesso aos cuidados em saúde, especialmente às populações que vivem em áreas remotas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca que esse reconhecimento internacional é a prova de que o Telessaúde trouxe benefícios para a população brasileira desde 2007, quando o programa foi criado.
"Este é o reconhecimento internacional, dos países do mundo, dos órgãos ligados à ONU, do esforço que o Ministério da Saúde tem feito de, usando computador e internet, fazer com o que o médico, o profissional de saúde que está lá na ponta, em uma unidade de saúde de uma pequena cidade do interior ou de uma periferia de uma grande cidade, possa ter, através do computador e da internet, o contato com médicos especialistas, avaliação dos exames, mandar uma imagem de raio-x, de eletrocardiograma, mandar às vezes uma fotografia de uma ferida cirúrgica, de uma ferida que pode ter uma suspeita de um problema de pele, e essa imagem circula pela internet, pelos computadores, com médicos especialistas que rapidamente atendem a população", disse Padilha.
Gestores de saúde de outros países, principalmente da África, estão estudando o funcionamento do programa Telessaúde Brasil. De acordo com a OPAS, em áreas de grandes distâncias como a região amazônica, o programa evita o encaminhamento desnecessário de pacientes para os grandes centros.
(Os Amigos do Presidente Lula)
Nenhum comentário:
Postar um comentário