Será que não existe ninguém, nesse universo de quase um milheiro de 'aspones' e dezenas de secretários municipais de Belém com um mínimo de atitude, discernimento e competência para negociar com os movimentos populares e assim evitar fatos patéticos, como o ocorrido por volta das 11:30 da manhã de hoje quando a BR-316 foi interditada por catadores de lixo ligados a Cooperativa do Aurá cansados de serem ignorados pelo alcaide belenense e resolveram partir pra uma ação mais enfática?
A desculpa esfarrapada da PMB é puro deboche. Não dá pra alegar que já existe uma legislação nacional regulamentando esse trabalho e dane-se o resto, mesmo porque existe, também, uma lei municipal regulamentando o trabalho nesses aterros e, enfatize-se, aprovada nos moldes desejados pelo antecessor, e ao que parece inspirador do atual alcaide, que ignora totalmente dispositivos da legislação nacional que garantem os direitos dessas catadores à sobrevivência, daí essa situação já perdurar por cerca de três anos, sem que se tenha o mínimo de decência para respeitar esse inóspíto mas digno trabalho, único meio de vida daquele povo.
Em vez de colocar a culpa em quem luta pela sobrevivência e pelo seu direito básico de exercer um trabalho que garanta essa sobrevivência, deveria o sr. Zenaldo Lorota Jr. libertar-se da herança velhaca do ladravaz D. Costa e colocar os interesses das empresas que querem acabar com os catadores em segundo plano. Só assim o problema social que acomete milhares de famílias teria perspectiva de solução, sem que o lucro desses gananciosos que já mamam nas tetas do erário municipal de Belém há nove anos tenham qualquer prejuízo que os deixe mais pobres.
Também ficariam muito gratos os moradores da Região Metropolitana da capital paraense, pois muitos deles seriam poupados de passar até três horas dentro de ônibus ou carros particulares, como ocorreu hoje, apenas porque o solerte alcaide teima em colocar negócios privados sobrepondo-se ao interesse coletivo. Não dá!


Um comentário:
Por causa de três árvores o ministério público paralizou o elevado da Dr. Freitas. Lembram? O zeraldo já derrubou um bosque inteiro na Almirante Barroso e nem sinal do mp; procura-se.
Postar um comentário