Apresentada pelo deputado Claudio Puty(PT/PA), a PEC torna sem validade a famigerada lei Kandir em relação a minérios e derivados.Com o objetivo de estimular as exportações, a Lei Kandir (Lei Complementar87/96) dispensou do recolhimento do ICMS as operações que destinem mercadorias para o exterior. Com isso, estados e municípios perderam parcela da arrecadação de seus impostos.Puty argumenta que, de acordo com cálculos do Tribunal de Contas do Pará, em 2010, o estado deixou de arrecadar aproximadamente R$ 2 bilhões com a não cobrança do imposto sobre as exportações. O orçamento do Pará, segundo o parlamentar, foi de pouco mais de R$ 10 bilhões naquele ano. Com o objetivo de estimular as exportações, a Lei Kandir (Lei Complementar87/96) dispensou do recolhimento do ICMS as operações que destinem mercadorias para o exterior. Com isso, estados e municípios perderam parcela da arrecadação de seus impostos.
Tramitação
A proposta ainda terá de ser analisada por uma comissão especial criada especificamente para esse fim. Se aprovada, terá de ser votada em dois turnos pelo Plenário.
Um comentário:
Na lata: o que fazer pra salvar um mandato deste,de qualidade, em BRASILIA um mandato deste , se ele mesmo mantem um mandato só na capital federal? e ainda por cima conivente com uma assessoria mediocre na capital do estado de origem? Beto faro tem um mandato inespressivo em Brasilia, em compensação, um mandato de deputado distrital no Pará. este ultimo est reelito e mais forte do que nunca
Postar um comentário