Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cadê a polícia, governador?


Taise Roberto/Divulgação/Ibama
Cenas da confusão envolvendo fiscais do Ibama e madeireiros insatisfeitos com ações de fiscalização em Dom Eliseu (PA)
Cenas da confusão envolvendo fiscais do Ibama e madeireiros insatisfeitos com ações de fiscalização em Dom Eliseu (PA)
No mesmo final de semana em que madeireiros atacaram a tiros índios e fiscais do Ibama em Nova Esperança do Piriá (PA), outro município da região também foi alvo de conflito envolvendo o combate à extração ilegal de madeira.
Os conflitos em Dom Eliseu, no sudeste do Estado, começaram na manhã de sábado (1º).
Dois caminhões apreendidos pelo Ibama com madeira ilegal foram retidos por cerca de 30 madeireiros nas imediações de uma ponte sobre o rio Bananal.
Segundo o Ibama, o grupo estava armado e reteve os fiscais por cerca de três horas.
No domingo (2), os madeireiros organizaram uma manifestação violenta no centro do município. Incendiaram pneus e ameaçaram tocar fogo ao hotel em que os agentes federais se hospedavam. Queriam a saída dos fiscais da região.
Uma reunião de cinco horas entre a coordenadora da operação do Ibama e lideranças locais encerrou o protesto. Os madeireiros, segundo o Ibama, se comprometeram a mudar procedimentos e a assinar um TAC (termo de ajustamento de conduta).
Iniciada em setembro, a operação Segurança Nacional combate o desmatamento e a exploração ilegal de madeirame região que inclui os municípios de Dom Eliseu, Ulianópolis, Rondon do Pará e Paragominas. O Ibama já aplicou R$ 44 milhões em multas e embargou 7.000 hectares de florestas desmatadas irregularmente nesses municípios.
(Folha.com)

Um comentário:

Anônimo disse...



Na ilharga, o termo Madeireiros soa muito genérico. Seria muito bom que a população soubesse quem são esses madeireiros. O nome deles é de suma importância para nosso conhecimento. Vai ver que tem "Peixe grande e Gordo" neste curral. Precisamos saber.