Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Parece que o decadente e salafrário jabor jogou a toalha

Nos tempos do Cinema Novo, alguém disse que os cineastas eram geniais, mas seus filmes uma merda. Evidentemente, que isso não passava de fulanização por parte de quem tinha grande resistência em aceitar aquela linguagem totalmente infensa aos padrões hollywoodianos, daí a perplexidade que esses filmes provocavam.
No entanto, o tempo mostrou que havia uma recíproca verdadeira nessa dicotomia merda/genialidade, ou seja, um cineasta que fez excelentes filmes, mas era um merda. Trata-se de Arnaldo Jabor, que fez algumas das melhores adaptações de Nelson Rodrigues para o cinema e, mesmo depois do fim do CN, fez 'Eu te Amo', filmaço irretocável a respeito da vida de um ex-milionário subitamente arrebentado pelas trapaças do neoliberalismo em um país dependente do FMI.
Arrependido, Jabor saiu pelo mundo e foi ser 'droite' e hoje chora as mágoas de ver o Brasil de "Pindorama" já desmanchado no ar, enquanto surge uma nova nação, tudo indica, tendo origem no clamor de "Opinião Pública".
Ontem, o ex-cineasta parece que jogou a toalha e admitiu em artigo mais um revés, que a eleição da cidade de São Paulo ficará entre dois populismos: Haddad e Russomano. Daí à verborragia é um passo, não faltando lamentações pelo fim do Plano Real e aquelas viagens alucinógenas a respeito de Lula. Em outros tempos ele responderia com um filme, certamente de boa qualidade, ainda que infiel aos fatos, pouco importa. Exaurido intelectualmente, escrevinha essas asneiras apologéticas do tucanato e ladra pra lua revoltado porque ficou comprovado que este país não comporta incluir apenas 30 milhões. Patético!

Um comentário:

Anônimo disse...

Prá variar e ajudar a Globo SP cancelou o debate para prefeitura de São Paulo. Resta saber se o candidato do PT será convidado para o debate da Tv Liberal. Ele tem todo o direito de participar. É só colocar frente a Justiça o seu direito porque tem representante na Câmara. Espero que a Liberal não esperneie. Alfredo precisa participar deste debate independente dessas pesquisas manipuladas. A Justiça precisa ser acionada. Vamos ver o Jurídico do candidato. Lá em Sampa o jurídico do PSOL foi enfático e forte. Se ele não participa ninguém participa.