Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Senador do PSB convidado a presidir o Conselho de Ética

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-ES) foi convidado para presidir o Conselho de Ética do Senado, que vai decidir se abre processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Apesar do cargo pertencer ao PMDB, nenhum senador do partido aceitou a presidência do conselho --o que levou líderes partidários do Senado a indicarem Valadares por ser o mais idoso entre os membros do colegiado.

Vice-presidente do Conselho de Ética, o senador Jayme Campos (DEM-MT) anunciou a indicação de Valadares. "Não se chegou a um nome consensual, então vamos convidar o senador mais velho. O senador Valadares aceitou, não tem dificuldades para presidir o Conselho de Ética", afirmou Campos.

Apesar da confirmação, Valadares foi pego de surpresa com a indicação. "Acho que isso é provisório. Não era o PMDB que ia indicar? Eu ainda não estou sabendo de nada", afirmou à Folha.

O PT havia indicado o senador Wellington Dias (PI) para presidir o conselho, mas o nome não foi aceito pela bancada do PMDB.

Na prática, o desgaste maior de julgar o colega não está com o presidente do Conselho de Ética, mas com o senador que será sorteado para relatar o processo contra Demóstenes - se ele for instaurado pelo colegiado. Por esse motivo, os líderes decidiram indicar Valadares.

Cabe ao presidente do conselho apenas decidir se abre processo investigativo contra Demóstenes, acusado de ligação com o empresário Carlos Cachoeira. Se o processo for aberto, haverá sorteio entre os membros do conselho para decidir quem vai relatar as investigações. Ao relator caberá indicar se o senador deve perder o mandato.

A definição sobre o nome do novo presidente do Conselho de Ética tem que sair até às 14 horas, quando o colegiado se reúne para eleger seu comando. O cargo de presidente está vago desde o ano passado, quando o senador João Alberto (PMDB-PB) deixou o Senado para assumir um cargo no governo do Maranhão.
(Folha.com)

2 comentários:

Anônimo disse...

Na Ilharga, será que quando o Cachoeira abrir o bico, vai sobrar para o PSDB do Pará, ou melhor, para o Simão lorota?

Anônimo disse...

Seu Na Ilharga, li agora no Conversa Afiada que o Cachoeira financiou o Perilo que é do PSDB. Se apertarem um pouquinho mais, as penas do tucano paraense também vão voar