Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Jader Barbalho vende. A Vale compra

A Futrica Barbálhica(Diário do Pará), julgando ter caído no esquecimento a reunião da bancada paraense no Congresso Nacional com a ministra do Planejamento Mirian Belchior, para tratar da navegabilidade plena do rio Tocantins, soltou uma nota ontem, no Repórter Futrica(Diário), já ensaiando o discurso chantagista que reverbera da Vale a respeito da pouca disposição desta em ser parceira do governo federal na construção da obra, já que será a maior beneficiária.
O bizarro tom de ameaça contido na velhaca nota, caso o governo federal não faça sozinho a obra de derrocada do pedral que permitirá a plena navegabilidade daquele rio, a Vale transferirá para o Maranhão a construção da Aços Laminados do Pará(ALPA), deixando o Pará a ver navios. Aí entra em cena a retórica futriquenta do nefasto barbalhismo para sugerir que a responsável por eventual canalhice daquela empresa mineradora será a presidenta Dilma.
Porém, na prática a teoria é outra. Todos sabem que Roger Agnelli, ex-presidente da mineradora indicado pelo Bradesco, era contra a construção da Alpa, algo que parece não ter mudado muito com sua substituição, pois é muito conveniente a atual situação em que o investimento baixo em nosso estado dá retorno bilionário, embora crie para o estado uma situação colonial, já que 90% de nossas exportações são de minério bruto, logo, a população não usufrui de seu beneficiamento feito fora do país.
Pra piorar, a Vale ainda conta com aliados midiáticos, parlamentares e governantes, que silenciam ou agem em favor dos seus lucros fáceis e em prejuizo dos interesses do conjunto da população, diga-se, com imensa irresponsabilidade e desdém com o futuro deste estado, pois fadado ao atraso e reconstrução a partir dos escombros deixados por essa predadora multinacional, que um dia foi estatal, mas uma quadrilha de assaltantes a envolveu em uma ação de pilhagem, entregando-a em uma troca de butins. Triste!

4 comentários:

Mestre Chico Barão disse...

Jorge

O fato faz boa indicação de que finalmente algo benéfico ira ser feito em relação ao transporte fluvial via eclusas!

Como existe prioridades que não podem ser executadas sem parceiro o que não é o caso do deslocamento das pedras do Lourenço ( erroneamente chamado de enrocamento por não ser alicerce de obra hidráulica) essa obra foi retirada do orçamento federal, não por ser vista como desnecessária e sim como uma obra que pode ser executada em parceria!

Agora é fabula achar que a Vale vai radicalizar e sustentar opinião com prejuízo seja ele qual for, financeiro ou de imagem!

Ela ainda não bateu o martelo por falta de investimento motivado pela crise desencadeada na inadimplência Grega e mais nada.

Porem pai ou mãe da criança não faltaram pelo retorno político dado ao baixo custo de transporte dos mais variados gerando lucro para todos , o usuário pagara menos para escoar sua produção e o consumidor final também se beneficiara, pois o preço final se não cair ao menos se estabilizara devido o componente do custo de transporte!

Contudo deixe a mineradora sentir sua balança de custo beneficio pender para perda de lucro que ele desmontara as pedras sozinha em toque de caixa, coisa que esta bem perto de acontecer!

Acho que é apenas um morde e assopra onde o que procura sem criatividade usa os mesmo métodos do inimigo.

Uma vontade de ai se eu te pego e uma certeza ta que tu me pegas!

Em tempo de Carnaval eu queria saber se o certo é Pierrô e Pastorinha , Alecrim e Colombina, o inverso ou mudança de parceiro é o mais atual!

Isso sim gera duvidas é não a Vale não ter consciência financeira!

MCB

Na Ilharga disse...

Que ela não levará pro Maranhão tenho certeza, pois o que está investido naquela plataforma de refinamento de petróleo não permite ao governo gastar mais. E como a vale não tem interesse de fazer a ALPA aqui, certamente quererá menos ainda no Maranhão.
O que dói é ver celerados maquinando contra nosso povo e depois ainda usarem seu poder político/midiático para posarem de paladinos e defensores do povo quando não passam de vendidos ao grande capital e desdenhosos em relação aos interesses do estado.

Mestre Chico Barão disse...

Enquanto não houver consciência política resta-nos ser andorinha levando gota de água no bico para fazendo nossa parte tentando apagar o fogo mesmo sabendo que o tucano inerte tem o bico maior, mas se faz omisso!

MCB

Anônimo disse...

Ilharga,
é bom mandar essas noticias, para a Presidente, Dillma, tomar conhecimento. Fora Bandidos Barbalhos.