Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 29 de outubro de 2011

Universidade para poucos

Continuam as ofensivas furibundas contra o ENEM. Ontem, O Liberal, que não é propriamente um exemplo a ser seguido, dado seu conteúdo profundamente reacionário, por conta de suas raizes, expansão e relações perigosas ao longo de sua história publicou um artigo do físico José Maria Bassalo, reconhecidamente um cientista de mão cheia, porém, alguém que acomodou-se ao funcionamento familiar da UFPA e parece conceber esse "modelo" como o mais adequado à nossa pesquisa.
O dia que o MEC fizer uma profunda investigação no modus operandi de vários departamentos de nossa universidade, encontrará casos escabrosos de transferência para descendentes da manutenção de linhas de pesquisa, através da reserva de bolsas; boicote sistemático a projetos de "estranhos no ninho" familiar; apropriação de equipamentos públicos, como se propriedade privada fossem; direcionamento de verbas de acordo com interesses pessoais e familiares.
Diante desse quadro, claro que a democratização e a massificação necessária de nossa maior instituição de ensino incomoda, afinal, para esses defensores de uma abstrata excelência os direitos foram conquistados no berço. Lamentável!

Um comentário:

Anônimo disse...

Camarada, ao ler este teu comentário sagaz, brilhante e venenosos,capaz de derrubar um reitor, tive uma ideia igualmente luminosa, como só eu mesmo seria capaz de concebê-la: serás o meu pauteiro especial naquele projeto que já conversamos longamente, sem avançar muito porque houve sacanas que se comprometeram e, na hora H, falharam.Um deles é o miniedil. Mas já tenho um candidato muito forte para promover nas áreas que ele supostamente atua.
Essa denúncia que fizestes caro amigo, é um retrato do nosso (i)mundo acadêmico. Qual é a produção científica? Quantas obras estão indexadas? São pesquisadores diletantes, que conseguem se aposentar sem prestar nenhum serviço à sociedade, tendo ido fazer mestrado, doutorados e o escambau fora do país, ás nossas custas. O problema é que tal comunidade acadêmica que inclui todos na hora de escolher reitor, vota com outros interesses que não propriamente os das universidades. São todos uns pilantróides.podes crer. Falou, bicho!