Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Assassinato de membros do STR(Nova Ipixuna)

Polícia Federal vai investigar mortes de extrativistas

Os dirigentes da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Agroextrativista Praia Alta/Piranheira, José Cláudio Ribeiro e sua esposa Maria do Espírito Santo da Silva, ambos com 54 anos, foram assassinados por volta de 8 horas da manhã de ontem, em uma estrada vicinal de Nova Ipixuna, a 42 km da sede do município, quando viajavam em uma motocicleta em direção à Nova Ipixuna, na vicinal extrativista Praia Alta Piranheira, e foram surpreendidos por dois homens encapuzados que dispararam vários tiros no casal.

A presidente Dilma Rousseff determinou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que acione de imediato a Polícia Federal para investigar a morte dos extrativistas paraenses. O governador Simão Jatene classificou o assassinato como 'atitude irracional e hedionda' e enviou ao local policiais e peritos , sob o comando do secretário de Segurança, Luis Fernandes, juntamente com o delegado-geral Nilton Atayde e o delegado-geral-adjunto, Rilmar Firmino. A morte das duas lideranças extrativistas na região sudeste do Pará acontece em meio à polêmica da votação do novo Código Florestal, aprovado ontem na Câmara Federal.

Em nota oficial, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que informou à presidente Dilma que recebeu a denúncia do assassinato de dois líderes do Conselho Nacional dos Seringueiros de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, e que, há tempos, os dois vinham denunciando o desmatamento e a extração ilegal de madeira na região.

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que se reuniu com a presidente Dilma, no Planalto, para discutir Código Florestal, comentou que a flexibilização das regras ambientais vai deixar desamparados líderes ambientais como esses que têm a lei como instrumento de luta. Marina lembrou ainda que esses líderes trabalhavam contra o desmatamento no Pará e sucederam a irmã Dorothy no combate aos crimes ambientais na região.

Fonte: Jornal O Liberal

Nenhum comentário: