O Partido dos Trabalhadores, segundo o noticiário dos jornais de hoje, acenou com a possibilidade de apoiar o pemedebista Martinho Carmona, contra o candidato tucano Manoel Pioneiro, à presidência da Assembléia Legislativa. No entanto, uma declaração perspicaz do deputado Carlos Bordalo, dizendo que eleição de mesa diretora de parlamento não é momento de disputa entre governo e oposição, mostra que o partido está no rumo certo ao abrir o debate nesse importante momento da agenda da AL, impedindo que o consenso venha através do conchavo, ou a disputa ocorra no campo dos egos.
Lembremos que, apesar de não ser momento de disputa, é momento de decisões sensatas na medida em que suas consequências sõ inevitáveis. Pioneiro quer ser presidente para pavimentar seu caminho rumo à prefeitura de Ananindeua, tendo na desastrada administração Helder um cabo eleitoral fortíssimo; já o PMDB está pagando o preço dessa administração e de sua atuação desastrada nas últimas eleições, quando encheu a bola de Pioneiro(o mais votado) ao querer encher a de Simão.
É pouco provável que a vitória de Carmona ajude os candidatos do barbalhismo naquela eleição pra prefeitura, no entanto, poderá tirar do tucano a possibilidade de se cacifar como uma das principais lideranças do tucanato no estado, ao comandar um município de meio milhão de habitantes, o segundo maior em densidade populacional, criando dificuldades pra Helder e Elcione.
Ao PT, após colocar essa disputa na mesa, cabe avaliar o que nesse momento é melhor para os seus planos. Se a vitória de Pioneiro, adversário declarado e que você já sabe que rumos tomará; ou continuar colocando azeitona na empada pemedebista, cujo comportamento de aliado é sempre semelhante ao do escorpião atravessando a lagoa no costado do sapo: sabe que vai morrer, mas não resiste à tentação de dar a picada e matar o sapo. Vejamos os próximos lances.
2 comentários:
Jorge,
O PT não se reconhece mais, tem a mesma cara de bandido dos demais partidos de direita. Triste fim daquele que, em dias de luta, foi o digno representante da população. Apoiar Martinho Carmona?! Que é isso, companheiro?...
Não acho, Nina, que se deva fazer uma avaliação moralista a respeito de eleição dessa natureza, até mesmo porque os candidatos são parecidos. ou você acha que o Pioneiro é o último copinho de água gelalada no deserto ananin?
Postar um comentário