Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2010 o ano da geração de emprego, também no Pará

No ano passado, último do governo Ana Júlia, o Pará obteve um saldo de 41.002 postos de trabalho com carteira assinada, recorde absoluto no Estado em décadas. Foram gerados 274.661 e feitas 233.659 demissões.
O que chama a atenção é que 90% desses empregos gerados ocorreram em 51 municípios, o que pode parecer concentração excessiva. Ocorre que, antes do gov. Ana Julia, essa concentração não excedia os 20 municípios sendo a Região Metropolitana a maior concentradora dessa geração de postos de trabalho.
Agora, temos outra realidade e o interior é responsável pela geração de 22.301 postos, ficando a Metropolitana com a geração de 17.701 desses postos, o que demonstra a desconcentração do investimento e o crescimento econômico mais pulverizado, conforme podemos constatar pelos setores da economia que mais contribuiram para esse saldo, indústria 3.214; agropecuária 1.828; extrativismo mineral 22.418; construção civil 6.583; serviços 15.445 e comércio 11.056.
Ampliar ou manter essa interiorização talvez seja o maior desafio de Simão, que terá em seu staff pessoas de praticamente todas as regiões de integração do Pará. Resta saber se a prática estará apta a confirmar a teoria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu amigo Jorge, rapaz fala para os mais próximos a Grande Edilsa, parar de babar o Ovo do Jatene, está se tornando ridículo, seu blog é matéria de posse, de divulgação de nome de secretário...Se ela está querendo um cargo no Governo que peça a saida do PT, onde foi candidata...

É professora da Ufpa e como tal deveria voltar dar aulas, e se concentrar nas pesquisas acadêmicas, pois vc, eu e os cidadãos somos que pagamos o salário dela..

A companheira está se consolidando como um jornalismo pelego, sem contraponto e reflexão, não aprendeu nada com a Presidente Dilma que ficou anos presa e nunca mudou suas convicções...

" Companheira" está sujando mais ainda sua biografia...

Sei que seu Ego é garande, procure construir um debate mais qualificado, voltando para as bases e debatendo novos rumos de projetos que o governo DILMA irá implementar...Sem babá o Jatene, é claro!!!