Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Forçando a barra

Inebriados pela euforia do título brasileiro conquistado no último domingo, após vinte e seis anos de espera o que certamente aumenta a capacidade de extravasar, alguns tricolores consideram-se tricampeões porque remotamente conquistaram uma das edições do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, outrora o charmoso e popular Torneio Rio-São Paulo. Popular, diga-se, porque à época não havia campeonato brasileiro, que começou a ser disputado em 1971,e teve no Atlético Mineiro o seu primeiro campeão.
Quanto ao Roberto Gomes Pedrosa, mesmo no período de sua expansão, não abrangeu mais do que times de cinco ou seis estados e jamais seus campeões foram considerados, pela CBF, campeões brasileiros. Se fossem, Flamengo e São Paulo não seriam hexa campeões, mas hepta; o Santos seria hexa; o Palmeiras penta e por aí vai.
Portanto, festejem tricolores! Mas não extrapolem sua condição de bi campeões brasileiros, pois o tri ainda é sonho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tu tens razão. É bicampeão mesmo, o tricolor. Já o Flamengo, vai ter que esperar 2011. O título de 2010 é nosso e ninguém tira. Sei o quanto é difícil para um flamenguista engolir isso. Mas não tem jeito. No máximo podes questionar a quantidade de títulos. Não tem problema.

Na Ilharga disse...

Que questionar, que nada. O título tricolor foi mais que merecido e eu já estou numa idade de reconhecer o mérito dos outros times.
Quanto ao meu Flamengo, com uma tucana na presidência, que até inventar uma camisa azul e amarela inventou, não cair pra série B já ficou de bom tamanho, embora eu ache que o Vitória merecia mais ficar na A.