Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Como era.... como é.

Em junho de 1996, Lúcio Flávio Pinto, com a competência jornalística que lhe é inerente, registrou em seu Jornal Pessoal uma polêmica muito útil à avaliações presentes. Foi a partir de uma reportagem feita por Ulisses Campbell, para o saudoso jornal A Província do Pará, denunciando altas taxas de mortalidade e infecção hospitalar verificadas nas dependências da Santa Casa de Misericórdia.
Incomodado com as repercussões, o então presidente daquela Fundação, o médico Hélio Franco, enviou resposta que parece ter servido durante muito tempo ao marketing tucano, baseado na autoexaltação e subitamente transformado em execração conveniente depois que foram enxotados do poder pelo eleitor. Justificava o Dr. Costa com, entre outros, esses argumentos,"...Os índices de mortalidade e infecção na maternidade da Santa Casa são mais elevados exatamente porque sua clientela é de indigentes. Muitas parturientes chegam ali sem qualquer tratamento pré-natal, depois de terem dado ao feto condições de vida uterina extremamente desfavoráveis, que vão prejudicar ou comprometer o serviço de parto e a sobrevida pós-nascimento".
Pois é, para jornalistas inescrupolosos e políticos idem, bastou assumir um governo petista para a clientela da Santa Casa deixar de ter a origem apontada por Hélio Franco passando, com efeito, a vir de Estocolmo, Oslo, Copenhague e outros lugares de "baixo" IDH, sendo os antigos problemas passados a ser tratados como incompetência administrativa, acusações típicas de vigaristas contumazes, que ganham a vida produzindo mistificações. Lamentável!!

Nenhum comentário: