Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 16 de março de 2010

Não deu outra

Este blog avisou, na sexta-feira passada, que a Emenda conjunta dos deputados Ibsen Pinheiro, ex-chefe da quadrilha dos "Anões do Orçamento", e Humberto Souto, ex-pefelista hoje abrigado no assemelhado de propriedade do ex-comunista sabujo de Serra, não passava de blefe eleitoreiro e tentativa de descaracterizar o marco regulatório do pré-sal. Talvez por esse motivo tenha encantado tanto o inoperante alcaide ananin, Hélder Barbalho.
Pois bem, a trapalhada é tão flagrantemente ilegal que até os autores da dita cuja já estão apelando ao Senado Federal para emendar a emenda que apresentaram, pois tunga recursos de royalties pagos anteriormente ao pré-sal, o que poderia gerar um efeito legisferante capaz de mudar o rito de cobranças desses royalties em outras atividades como a mineração.
O que seria um desastre para o Pará, ameaçado de ser seria submetido a um novo regime de partilha que tiraria recursos do nosso Estado para dividir com as demais unidades da Federação, causando efeito tão nefasto quanto dividir o nosso território neste momento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro colega Na Lharga,concordo com seu comentário, principalmente no que diz respeito ao fruto produzido
em território estadual, como acontece com a mineração no Para, e se o petroleo tivesse no solo carioca, tambem concordaria com os royalts, mas, em caso de petroleo no mar de 1 as 200 milhas, é território nacional, portanto os royalts tem que ser repartidos igualmente a todos os Estados!
O Rio ja ganha impostos pagos pela Petrobras bem como geração de empregos e movimentação direta e indireta da economia proporcionados pela Petrobras, então porque não dividir os royalts?
Para fazer copa do mundo e olimpíada em detrimento das favelas cariocas, da violência, da falta grave de saúde e educação?!
Se for assim São Paulo como a maior economia deste país, tera direito de reinvindicar maior bolo na divisão das receitas deste país,
aí, sera dara o início à desfederação!
Vamos repartir o pão!

Na Ilharga disse...

A redivisão, e não divisão, é que desorganiza o pacto federativo. Na prática, a emenda Ibsen retira do Rio R$5 bilhões anuais com os quais o RJ conta hoje. E saída que a direita dá é compensar esses recursos retirados com grana repassada pela União, ou seja, sabedores que perderão a eleição presidencial, já preparam armadilha para Dilma desrespeitando, inclusive, a legislação vigente. Não dá!