Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 4 de agosto de 2024

Helder aderiu à retórica de Boçalnaro



Na esteira da nada discreta opção do governador Helder Barbalho pelo 'boçalnarismo moderado', chama a atenção o uso do famigerado discurso do Deus, Pátria e Família, tão caro ao fascismo tupiniquim.

Durante evento de lançamento da candidatura do deputado alcunhado de Antônio 'doido'(MDB) à prefeitura de Ananindeua, ao justificar o porquê de apoiar o correligionário, Helder desfiou um rosário de meias verdades dignas do mi(n)to.

Totalmente despolitizada, a constrangedora fala do governador enveredou pelas tortuosas sendas da exaltação do macho que "não trai a mulher com quem dorme", daí a opção do chefe do Poder Executivo estadual por aquele virtuoso dono de casa.

Claro que a indireta barraqueira era dirigida ao atual prefeito ananin, candidato à reeleição e inimigo figadal do governador até 2026, quando mostra-se candidato mais forte à sucessão estadual do que a preferida a sucede-lo no comando do estado.

Como toda sentença de cunho moralista, esta também apresenta efeitos colaterais no tempo e no espaço, podendo ser aplicada a um rumoroso caso em que um outro candidato da simpatia do governador, o falso petista Miro Sanova, envolvido em affair amoroso muito comentado à época em que ocorreu.

E pode, também, atingir o pai do governador, que ao separar-se da mãe de Helder, lá por meados dos anos 1990, também foi objeto de comentários pudicos e inoportunos na medida em que nos dias atuais a união, convivência e separação de casais obedece uma dinâmica diferente daquela que primava pela manutenção das aparências em detrimento daquilo que ocorre de fato nesse tipo de relacionamento.

Tanto Helder quanto Messias Boçalnaro derrapam. Helder pelo exposto anteriormente, fora outros exemplos que não vem ao caso citar, pois não passam de bisbilhotagem da vida alheia; e o mito dispensa comentários não pelo que fez, mas pelo que diz na linha do 'faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço', igual aos mascates da fé que fazem parte do gado que o acompanha, todos envoltos em contradições até criminosas de suas atitudes e dessa retórica hipócrita e reacionária.

Nenhum comentário: