Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 1 de setembro de 2020

No reino da trairagem, só não vale ser honesto

 

Claro que há muito esses julgamentos de contas de ordenadores de despesas com dinheiro público deixaram de passar por avaliações eminentemente técnicas, dando lugar a correlação de forças políticas na hora das sentenças.

Claro que, de cima a baixo, do Tribunal de Contas da União, passando pelas cortes estaduais e chegando até as municipais o preenchimento dos cargos de julgadores obedece tratativas subterrâneas a fim de alocar nesses espaços ex parlamentares.

De certa forma, foi isso que ocorreu hoje na Assembléia Legislativa paraense, quando 34 deputados votaram pela rejeição das contas do ex governador Simão Jatene, mesmo com as recomendações de aprovações com uma enxurrada de ressalvas.

Era previsível. O atual governador utilizou sua maioria esmagadora para orientar a rejeição, dando início a um processo de inviabilização da candidatura daquele que impôs a derrota mais traumática da carreira de Barbalhinho, em 2014, de modo que é melhor evitá-lo.

Embora bizarro, tudo isso está dentro do figurino da politicalha que dispensa fatos e vive de atos de força pra exercer hegemonia; o que não dá para entender é como a bancada do PSDB, composta de 4 parlamentares, vota em peso, coesa, solidamente unida contra um governador da mesma legenda e que governou o estado por 12 anos. Chegamos ao fundo mais fétido do esgoto da vida pública neste estado.


4 comentários:

Anônimo disse...

Verdade! Chegamos ao fundo do fundo com uma Alepa vergonhosa cooptada e achacada que arruinou o sistema previdenciário do servidor com aquele aumento antes mesmo da reforma da previdência. E agora me explica , meu caro blogueiro , como fica a cara desses 4 deputados que traíram, na cara de pau, seu líder partidário? Como vão explicar para a história ? Para seus eleitores? Cadê a ética dessas figuras? São tantas perguntas que fico até envergonhado.

Na Ilharga disse...

Acredito, meu caro comentarista, que da lata de lixo da história não ecoa qualquer manifestação, daí que esses deputados e deputadas rumam na direção da irrelevância.
Um abraço.

iksf disse...

Prezado nenhum governo no Brasil - seja federal - estadual ou municipal - possui contas 100% probas, cerca de 95%* das Prefeituras no Brasil prestam contas erroneamente ou por má fé ou desconhecimento das legislações. O que vale é os antigos ditados "o julgamento do erro é de acordo com quem faz.. Aos amigos as benesses da lei aos inimigos os rigores" e "Rei posto rei morto”.

*salvo estudo aprofundado.

Atte, um abraço

Na Ilharga disse...

Daí a escolha dos conselheiros e ministros dos tribunais de contas obedecer critérios politiqueiros.