Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A luta pela transparência venceu a empulhação

Nas últimas 48 horas, o jornal de maior tiragem do país, Folha de São Paulo; e a rede de televisão líder em audiência, Globo, tiveram atitudes patéticas ao ocultar de seus noticiários os resultados das pesquisas que seus institutos realizaram, Datafolha e Ibope, para a prefeitura de São Paulo, supõe-se, por não ser do agrado de suas direções os resultados verificados, uma verdadeira goleada do petista em cima do tucano.
Mais uma vez, a população foi refém dos interesses particulares das empresas, com a sonegação de uma informação que teve presença muito forte nos noticiários nacionais desses dois veículos, e outros mais, até recentemente, quando havia uma expectativa muito forte de um 2º turno entre Serra e Russomano.
E desconfio que a manipulação só não foi pior porque, ainda no 1º turno, o combativo Movimento dos Sem Mídia bateu na porta do Ministério Público Federal cobrando providências contra manipulações grosseiras praticadas pelos institutos de pesquisa, resultando disso abertura de investigação.
Com o guizo colocado pelo MPF no pescoço do gato da manipulação, bem como de "surpresas" em alguns resultados verificados em várias cidades, parece que os institutos passaram a atuar com mais cautela e moderação, na hora de manipular principalmente margens de erro. Aí entrou em cena o comportamento nada ético dos donos da liberdade de expressão seguindo, como bem lembra o site 247, os ensinamentos do "mestre" Ricúpero, ao esconder o que é negativo...Pera aí, pensando bem, quando Ricúpero foi com o milho eles já tinham vindo com a pipoca, logo, é caso típico de papagaio comer o milho e periquito levar a fama, ou seja, não foi o ex-ministro que inventou essa roda. Credo!

Nenhum comentário: