Refresco de memória: sabia que, desde quando as eleições diretas para prefeituras foram restabelecidas, em 1988, a primeira vez que o MDB venceu em Belém foi no ano passado?
Desde a surra que Sahid Xerfan deu em Fernando Velasco(1988), até as eleições de 1996, quando o então petista Edmilson Rodrigues disputou o 2º turno contra Ramiro Bentes, deixando de fora a pemedebista Elcione Barbalho, foi um acúmulo histórico de derrotas.
Ano passado, valendo-se da máquina do governo do estado que criou uns certos 'comandos' nas periferias da capital paraense, que nada mais eram do que verdadeiros exércitos de cabos eleitorais recolhedores de títulos de eleitor em troca de certa quantia, sendo esses títulos devolvidos no dia da eleição aos já remunerados eleitores, o candidato emedebista obteve votação expressiva, mesmo sendo desconhecido para grande parte da população.
De qualquer forma, nada disso foi denunciado publicamente, investigado ou comprovado o que garante a lisura da disputa e o mérito do vencedor, Igor Normando(MDB), após trinta e sete anos de derrotas sucessivas de seu partido.
Porém, dessa primeira vitória podemos extrair a lição que está contida em uma nota de coluna de um jornal da terra, que observou oportunamente: a julgar pelo rosário de trapalhadas feitas pelo atual alcaide em apenas sete meses de gestão, pode-se afirmar que o mesmo caminha para a mais adversa avaliação até o fim de seu mandato, na história recente da capital paraense. É, o povo sabia o que estava fazendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário