Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 24 de março de 2025

A tentativa de exumação política de Simão


O site Pará News informa(?) que o ex governador tucano Simão Jatene está se filiando ao PL e deve ser o candidato da legenda ao governo do Pará, ano que vem.

O site ainda avalia que a candidatura de Simão pode causar estragos na candidatura do pessebista Daniel Santos, até aqui favorito, pois o PL em peso votou no Daniel em sua reeleição.

Pode ser. Pode ser, também, uma artimanha do atual governador, cujo partido(P(MDB) foi fundamental em duas eleições de Jatene, nos três mandatos em que o ex tucano foi governador do Pará.

Não esqueçamos, no entanto, que Helder pulverizou o que pode os votos dos aliados dividindo-os por cinco, na vã esperança de multiplicá-los, e incomodar Daniel, tática que se mostrou furada.

Com isso, o que quero dizer é, sem uma injeção da droga 'maquinite', vício que carregam dez entre dez políticos, Simão não irá muito longe; e só quem pode acudir os "viciados" são aqueles que possuem a máquina que produz a tal droga em suas mãos.

Na pior das hipóteses, enfim, Daniel estaria no segundo turno, o que representaria riscos a ambos os que querem derrotá-lo: PL e MDB, principalmente este, diante do risco iminente de ficar fora até na disputa do 2º turno, depois de oito anos de mandonismo helderista.

De qualquer forma, até aqui quase tudo isso não passa de especulação pra adubar o período pré eleitoral. De concreto apenas o seguinte: Daniel(PSB) segue favorito à sucessão estadual; ao tentar massacrar o PT e colocar a legenda de Lula sob seu tacão, Helder rachou o partido e terá contra si uma parte enorme do petismo; a candidata  do governador até aqui padece de anemia eleitoral profunda. Que tal?

Nenhum comentário: