Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Uma vergonha que precisa ser enfrentada



O Índice de Progresso Social(IPS), criado em Harvard para avaliação e implementação de políticas públicas, divulgou os respectivos desempenhos das cidades brasileiras baseados em indicadores sociais e ambientais.

A divulgação das 20 piores cidades pra se viver no Brasil chama a atenção, de nós paraenses em especial, porque entre elas nada menos do que OITO encontram-se no Pará.

Esse incômodo, com efeito, é fruto de décadas de políticas públicas implementadas por governantes aliados com criminosos de todos os ramos, garimpo ilegal, contrabando de madeira, grilagem de terras etc

Óbvio que há exceções entre esses governantes, não há exceção a respeito do poder que alguns desses criminosos amealharam via parlamento ou alguma influência nos poderes Executivo e Judiciário, em razão de manobras de bastidores.

Desde a ocupação predatória da Amazônia no pós golpe militar/empresarial de 1964, passando pela impunidade que manteve o lixo daquele regime incólume na transição democrática e fortaleceu-se espetacularmente no governo do ladrão de joias.

Não por acaso, esses municípios que constituem-se como a vergonha estadual surgem no leque municipalista paraense fruto daquele modelo predatório, tendo uma história de vida marcada por prefeitos que nunca se preocuparam com o social e julgam que meio ambiente é retórica de comunista. Eis o resultado.  

Nenhum comentário: