Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 6 de agosto de 2022

O risco da burguesia operar a repetição da tragédia de 1985


Apesar das aparências, que costumam enganar, não há semelhança entre a sucessão atual, pelo voto direto do conjunto do eleitorado brasileiro, ressalte-se, com a sucessão do último ditador, via colégio eleitoral.

A começar pelo golpe na Constituição vigente pra satisfazer o desejo do gorila Leônidas Pires Gonçalves, que não admitia que Ulisses Guimarães tomasse posse, após a morte de Tancredo Neves, este eleito mas não empossado.

Então, deram posse na marra pra José Sarney e o resto da história, inclusive da tétrica museologia que tratou de conservar incólume o entulho autoritário, todos sabem como prosseguiu e até hoje nos envergonha como única nação que não puniu seus criminosos de estado.

Mesmo que o conservadorismo burguês tente controlar o processo, é certo que terá que disputar espaço no parlamento e brigar muito para dobrar Lula na composição de um ministério que preserve o legado golpista de 2016, tão bem tecido pelo ladravaz Paulo Guedes e correndo risco de ser atirado ao esgoto.

Além do resgate da presença dos pobres no orçamento da União, esta a razão principal da liderança única de Lula, haverá certamente uma nova orientação diplomática que nos recolocará diante dos desafios de uma nova ordem mundial que surge e, de cara, evita que a viralatice direitista de antanho imponha certas mazelas tão ao gosto dos conspiradores do andar de cima.

Nenhum comentário: