Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

A bolsa da madame e a devastação da floresta amazônica


New York Times fez reportagem interessante, onde esculhambou com os hábitos da classe média alta pela ligação desses hábitos à destruição da floresta Amazônica.

Segundo o jornal, 19% do couro usado na confecção das bolsas, cintos e quejandos usados pela classe média alta é oriundo do gado cultivado na Amazônia, em pastos surgidos com a destruição da floresta.

O NYT até cita um relatório recente que examina os elos que ligam as marcas da moda ao desmatamento da Amazônia, sem que as pessoas se deem conta que estão incentivando a destruição da maior floresta tropical do planeta.

Claro que há outras atividades predatórias que ajudam a desmatar nossa floresta, como mineração, extração de madeira, grilagem em geral, todavia o foco central da reportagem é na pecuária, cada vez mais dependente da criação de espaços graças as queimadas.

Sem entrar no mérito do espírito da referida reportagem, vale dizer, saber quais são as intenções do jornal em relação à criação de gado no Brasil, certo é que bem ou mal trata-se de um grito de alerta contra a alienação política que atinge uma classe social que prima por ações egoístas e estúpidas. 

Nenhum comentário: