
As Secretarias de Mulheres do PT, abaixo assinadas, vem por meio desta repudiar mais um lamentável caso de racismo e machismo, marca ainda presente em nossa sociedade, infelizmente.
Dos fatos, a recém eleita vereadora de Belém, Beatriz Caminha (Bia), neste domingo após o resultado final da eleição municipal, foi impedida de entrar na coletiva de imprensa do nosso prefeito eleito de Belém, sendo carregada para fora do espaço pelos seguranças que guardavam a entrada, mesmo a jovem argumentando que era vereadora eleita e deveria participar da coletiva. Pois a dedicação, esforço e votação somou para a adquirida vitória da esquerda na Capital Paraense. Na mesma ocasião, estavam nesta coletiva, homens e mulheres brancas sem receber questionamento algum.
Não podemos nos calar diante de tamanho absurdo! É necessário rever os protocolos de segurança e métodos de abordagem com urgência!!! Não podemos mais tolerar que o racismo e machismo permaneçam sendo o critério que permitam ou não a permanência de pessoas em espaços públicos e de poder.
Nossa solidariedade à companheira Bia Caminha por ter vivenciado mais esse episódio em sua vida de jovem negra e reafirmamos nossa luta contra o machismo e racismo, tão estrutural em nossa sociedade. Quem é mulher e negra conhece bem a dor de ser preterida e ter sua existência negada num mundo onde o racismo, machismo e a intolerância cotidianamente se fazem presentes na vida e nos corpos das mulheres e do povo preto.
Reforçamos nosso apoio ao mandato do prefeito Edmilson Rodrigues e Edilson Moura porque acreditamos que os mesmos não compactuam com atitudes racistas e machistas e estão comprometidos com a melhoria de qualidade de vida da população de Belém e do combate à todo tipo de discriminação.
#PORUMASOCIEDADELIVREDOMACHISMOERACISMO
#SILENCIADASNUNCAMAIS
#MULHERESDOPT
#ELASPORELAS
Kátia Milena Noronha
Secretária de Mulheres do PT Belém
Elizangela do Socorro Pinto Ribeiro
Secretária Estadual de Mulheres do PT Pará – SEMPTPA
Anne Karolyne Moura
Secretária Nacional de Mulheres do PT
(Agência PT de Notícias)

2 comentários:
Se não for tomada uma providencia no sentido de parar com essas agressões a homens e mulheres negras, principalmente, os fanfarrões machistas, racistas e fascistas tomarão como hábito fazer quando lhes der vontade. Tem que ser apurado quem causou
o vexame {a companheira Bia Caminha, representante do PT na Câmara Municipal. Assino com todas as entidades e defenderei sempre qualquer agressão que companheiros negros e negras, sejam parlamentares ou não, sofrerem. Racismo, machismo e fascismo são maus que devem ser debelados da sociedade!
Tamos juntos, companheira Bia!
É isso aí, Marcos. Todo repúdio à vil atitude, ainda mais por ter ocorrido em celebração de uma vitória da esquerda sobre o fascismo, quando tudo que deveria exalar era afeto e confraternização. Lamentável!
Postar um comentário