Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

A marcha das eleições estadunidenses


 Segundo pesquisas a partir dos 100 milhões de votos sufragados antecipadamente, nas eleições presidenciais estadunidenses de hoje, Joe Biden já teria 180 delegados e Donald Trump 77 delegados.

O total de delegados é de 583, logo, quem chegar aos 270 está eleito. Quem obtém a maioria dos votos leva todos os delegados daquele estado, aí reside a esperança para Trump porque estados onde os republicanos são fortes a votação está em andamento.

Segundo os sites que acompanham de perto o processo eleitoral estadunidense, milhões de pessoas estão nas filas de votação registrando um comparecimento do eleitor como há décadas não se via, o fuso horário em relação a Brasília indica três horas em média a menos.

Trump praticamente abandonou a disputa eleitoral e concentrou sua campanha na exortação a um patriotismo fascista, além da ameaça de levar a decisão das urnas para a Suprema Corte, onde a maioria conservadora decidiria a seu favor, supõe o republicano.

Conclusão: há uma clara e inédita mobilização popular pra derrotar o republicano, cujo racismo e negacionismo desassossegaram a população nesses quatro anos, no entanto, por ser uma eleição decidida indiretamente, nada mais anti democrático, melhor aguardar mais um pouco. 

Nenhum comentário: