Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Elio Gaspari não se emenda


O golberysta Elio Gaspari não se emenda. A pretexto de justificar o casernismo exacerbado e de viès autoritário do capitão do mato, cutuca os 20 governadores de estado que lançaram um manifesto contra a intromissão do miliano mor nas políticas de segurança pública, prerrogativa dos estados.

Gaspari se faz de besta(artigo publicado hoje n'O globo- "As PMs recrutaram os governadores", aqui transcrito pelo Diário do Pará) ao acusar os governadores de "sentar praça nas suas polícias militares", hilação que insinua sutilmente a federalização do caso da morte de Adriano Nóbrega pela PM baiana.

É preciso lembrar que foram as secretarias de segurança, notadamente no Nordeste onde o governo do Ceará p ex enfrentou o crime organizado que agia de dentro dos presídios, fazendo com que as estatísticas da violência no país fossem reduzidas, embora continuem altas.

Isto não quer dizer que as PMs foram purgadas da existência de segmentos internos com íntimas ligações com o crime organizado, o que lhes dá um empoderamento que a boa política não pode enfrentar de forma voluntariosa sob pena de fracasso.

A própria PM baiana entrou em greve em passado recente, movimento comandado por policial ligado a partidos conservadores, o que ajuda a entender a dificuldade da relação administrativa, muito longe daquilo que Elio chama malinamente de recrutamento dos governadores pelas PMs.

Ao justificar, no dito artigo, a presença cada vez mais constante da caserna na administração pública e tratar o caso dos 37kg de cocaína no avião presidencial como caso isolado, o articulista global rende homenagens ao seu passado de íntima ligação com generais golpistas.

Mas, sua crítica aos governadores pelo lançamento de um manifesto/denúncia constitui-se leviandade
inominável ao lançar suspeitas generalizadas, inclusive contra gestores que enfrentaram a situação e obtiveram êxitos, bem diferente do Ministério da Justiça acobertador de certos criminosos.

Nenhum comentário: