Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Ladroagem privata volta a atacar o pré-sal


O governo nazi/fascista de Jair Bolsonaro, leia-se ladravaz Paulo Guedes, pretende acabar com o direito de preferência concedido à Petrobras na exploração do petróleo do pré-sal.

Estuda diminuir o percentual de partilha do óleo com a União. Atualmente, os operadores dos campos do pré-sal são obrigados a repassar cerca de 27% do petróleo explorado para o Governo Federal.

A equipe econômica cogita reduzir o "bônus de assinatura" - valor pago à União pelos consórcios vencedores dos leilões logo após a assinatura do contrato.

Segundo o governo, essa redução do "bônus de assinatura", do percentual de partilha e o fim do tratamento preferencial à Petrobras tornará futuros leilões do pré-sal mais atraentes a investidores estrangeiros.

Trocando em miúdos, o governo planeja acabar com todas as compensações que o Tesouro Nacional recebe por ser o dono dessa colossal riqueza a ser explorada por empresas estrangeiras, em troca de propinas paga a essas aves de rapina subterraneamente.

O governo brasileiro, nos tempos do mega larápio FHC, vendeu a Vale, avaliada à época em U$300 bilhões, por U$5 bilhões, fazendo com que o país não se beneficiasse dessa tenebrosa transação, pois continua exportando commodities, mas os vendilhões estão muito bem.

Portanto, esse ardil privata que enriquece facínoras e empobrece o país não passa disso: malandragem sob retórica tecnocrática de abertura da economia, melhora de competitividade que faz a fortuna de facínoras às custas da miséria do povo.

Ignorar isto constitui-se crime tão grave quanto praticá-lo.
(Informações do Conversa Afiada/ Valor Econômico) 

Nenhum comentário: