Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Daqui pra frente, carne bovina será artigo de luxo


O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne(ABIEC) já sentenciou: o preço da carne bovina subiu de patamar.

Isto quer dizer que, ao contrário do que supõe a vã percepção de Mijair Boçal, não estamos em período de entressafra, mas sob forte impacto da desvalorização do Real com reflexos no preço final daquilo que exportamos.

Como as exportações da carne bovina retomaram o ritmo verificado antes do ano passado, quando houve queda na demanda externa, esqueça qualquer possibilidade de baixa do preço no mercado interno.

A ABIEC projeta a exportação de 2,1 milhões de toneladas, com faturamento de US$8,6 bilhões, o que em reais cai assustadoramente de cotação, daí a necessidade de repassar ao consumidor interno o preço pago lá fora.

Assim, não adianta culpar chineses, coreanos, turcos ou seja lá qual nacionalidade queiramos demonizar. O 'xis' da questão é a política econômica do governo, feita para excluir os mais pobres do acesso ao que necessita, aumentando a exclusão social e o fosso entre pobres e ricos.

Nenhum comentário: