Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

PT na Câmara exige punição de assassinos de camponês no Pará



PT na Câmara repudiou a escalada da violência no campo e cobrou investigações para a punição dos assassinos do camponês Katison de Souza, do MPA

Em nota assinada pelo líder do PT na Câmara, Paulo Lula Pimenta (RS), a bancada do partido repudia a escalada de violência no campo e cobra do governo federal investigações para a punição dos assassinos do camponês e militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Katison de Souza, morto no último sábado (2) no município de Santa Izabel, no Pará.

Leia a íntegra da nota:

A Bancada do PT na Câmara repudia veementemente a escalada da violência contra trabalhadores no campo, em decorrência de omissões e ações praticadas pelo governo ilegítimo Michel Temer. O assassinato do líder camponês Katison de Souza, em Santa Izabel, no estado do Pará, no último sábado, é mais um caso deplorável que engrossa as deprimentes estatísticas de violência praticada por latifundiários, fazendeiros e milícias privadas contra trabalhadores rurais sem-terra, indígenas, quilombolas e posseiros.

A Bancada conclama as autoridades dos governos Federal e do Pará a empreenderem investigações que levem à prisão dos mandantes e dos assassinos de Katison, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e liderança exemplar na luta pela terra e pelos direitos dos camponeses. É preciso haver justiça!

O descaso governamental na mediação de conflitos e no reconhecimento do direito à terra fornece um salvo conduto para a violência. A omissão do atual governo tem feito explodir o número de assassinatos no campo. Só em 2017 foram 71 assassinatos, 15% a mais do que no ano anterior, superando o recorde registrado em 2003.

A violência no campo está relacionada diretamente à política de Temer de privilegiar o grande capital e o lucro a qualquer custo no campo, mesmo que isto leve a assassinatos e à violência contra trabalhadores rurais que lutam pela terra para garantir seu sustento e o legítimo direito à propriedade.

A bancada expressa condolências e solidariedade aos amigos e familiares de Katison de Souza.

Brasília, 6 de junho de 2018

Paulo Pimenta (PT-RS), líder do partido na Câmara dos Deputados

Do PT na Câmara

Nenhum comentário: