Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 2 de abril de 2017

Mesmo localizada na Amazônia, Belém é campeã nacional no quesito falta de árvores


É fato vergonhoso que Belém seja a cidade com mais de um milhão de habitantes que possui a pior arborização do país, conforme atestou o IBGE, levando-se em conta sua localização geográfica, isto é, na região onde fica a maior floresta tropical do planeta.

Porém, mais vergonhoso ainda é que essa situação não apresenta quaisquer perspectivas de melhora, antes, ao contrário, parece que tudo tende a piorar, a julgar pelo que se faz  contra a vegetação da cidade há mais de uma década.

O nosso Jardim Botânico Rodrigues Alves, por exemplo, é vítima dessa iniquidade daí ver parte de seu conjunto arbóreo ir ao chão frequentemente, sem que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente diga sequer um 'ai', em favor daquele inestimável patrimônio natural.

Outro fato vergonhoso é o tratamento semelhante ao dispensado Bosque, dado à avenida 25 de Setembro, a nossa mais charmosa avenida, concebida pra ser uma extensão do Rodrigues Alves e assim levar ar puro à toda extensão do bairro do Marco.

No entanto, a dita avenida foi vítima recorrente da nefasta visão do voraz ladravaz D. Costa, que ignorava esses aspectos originais da concepção da avenida e passou boa parte de sua gestão tentando transformá-la em pista de corrida.

Aliás, se D.Costa tivesse que pagar por todos os males cometidos contra a arborização da cidade iria apodrecer na cadeia, conforme atesta o resultado dessa pesquisa da Fundação IBGE.

Pra piorar ainda mais a situação, ainda há uma fração indigente de moradores e profissionais midiáticos que condenam o que chamam de excesso de árvores na cidade, pois essas servem de abrigo a marginais, cretinice tão execrável quanto culpar camas pela existência de adultérios.

Nenhum comentário: