Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Pior que a cassação pode ser a inelegibilidade


É evidente que essa condenação de Simão Jatene pelo TRE, hoje, não interromperá seu mandato antes do término. Ainda há recursos, agravos e quantas mais medidas protelatórias forem possíveis no TSE.

No entanto, essa decisão colegiada abre brecha para a interrupção dos planos senatorias do atual governador paraense, tornado inelegível por oito anos em decisão tomada por um colegiado de juízes.

Assim, mais que a condenação por abuso de poder econômico ser punida interrompendo seu pífio atual mandato, a punição maior que poderá pesar contra ele é a interrupção de sua carreira política por oito anos, a começar antes das eleições do ano que vem e terminando somente em 2025, quando Simão estará beirando à beira de completar 80 anos.

Talvez esse contratempo jurídico explique muito da reaproximação entre tucanos e pemedebistas por essas bandas, conforme alguns sinais enigmáticos emitidos pela política, além de certas agendas administrativas que operam aproximações surpreendentes.

De qualquer modo, Simão saiu da ofensiva à defensiva, nesse embate com o pemedebismo local e só um desmonte radical da estrutura do poder golpista poderia reverter esse quadro, algo que se afigura muito distante se olharmos as opções sucessórias em caso de um mandato tampão pra presidência da República.

Vejamos como isto será digerido pelo grupo midiático de sustentação do tucano. Se aceitará de bom grado essa aliança com desafetos, ou se relaxará e gozará tranquilamente diante da conjuntura adversa que vai se moldando.

Nenhum comentário: