Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 19 de março de 2017

O avesso, do avesso, do avesso, do avesso...Ou, estão alando o boi?


Tem pinta de que o rabo abanou o cachorro, nessa nomeação, pelo governador Simão Jatene, do procurador Gilberto Valente pra comandar o Ministério Público estadual, menos pelo fato de não ter sido o mais votado da lista enviada ao governador, que nunca deu muita importância a esse fato; mais porque a nomeação de Valente preteriu aquele que era tido como  a continuidade administrativa do parquet, totalmente afinada com o governo tucano.

Fica ainda mais inusitada a situação quando o Repórter Diário, coluna do jornal Diário do Pará, oposicionista ao governador, elogia a nomeação e projeta um futuro de independência na atuação do MPE em relação ao governo do estado.

Claro que não foi o natal que mudou, mas os protagonistas desse enredo: Simão nomeando alguém visto com bons olhos pelos opositores, estes elogiando a escolha do governador, quando o esperado era que chovessem críticas pelo desprezo à decisão da corporação.

Convém lembrar que Valente já trabalhou no Conselho Nacional do Ministério Público, sob as bençãos do tucano togado Gilmar Mendes, o mais notório político da atualidade, pelo menos no campo do golpismo, onde opera a convivência entre pemedebistas e tucanos no âmbito nacional, colocando sob sua toga todos aqueles das duas legendas flagrados assaltando os cofres públicos.

Isto, talvez, sugira uma explicação a esse pacto furtivo entre os adversários políticos cá do Pará. Todavia, não diminui o estranhamento a respeito do governador abrir mão do comando do orgão que o fiscaliza, no momento em que poderia ser alvo de várias denúncias contra si, aproximando-se da reta da sua sucessão.

O mais provável, entretanto, é que o Diário do Pará "esqueça" daqui pra frente do caso Cerpasa, em troca do corpo mole de Jatene na sucessão estadual, aumentando ainda mais o favoritismo de Helder nessa corrida.

Resta saber se essa tratativa é do conhecimento dos "russos" Pioneiro e Zenaldo Jr, bem como se o pacote envolve blindagem a ambos, desde que não encham o saco com ambições sucessórias que atrapalhem as articulações do governador.

Claro que tudo isso é só uma matutada a respeito do inusitado fato. Que pode consolidar-se em forma de fábula política, isto é,  ir da situação em que o rabo abana o cachorro, passando ao sempre recorrente o voo do bovino, regularmente visto nos céus do Pará, sempre em ano eleitoral. Humhum.

Nenhum comentário: