Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 3 de dezembro de 2016

O Brasil dos golpistas versus a Escandinávia: compare e tire suas conclusões.

Uma lista traz o índice de desenvolvimento humano no planeta, o IDH. A Noruega ficou em primeiro. Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia estavam entre os primeiros 20 colocados.

Se você der um Google em busca dos diversos levantamentos que aferem o grau de satisfação das pessoas de um país, a Escandinávia sempre aparece no topo. É o oposto do Brasil da plutocracia. Estamos condenados a ser sempre assim?

Vejo a Globo, vejo Temer, vejo Moro e a Lava Jato, vejo a Justiça e o Congresso — e temo que sim.

Minha primeira temporada escandinava se deu na Dinamarca, onde fui em 2009 para escrever uma reportagem sobre as razões de ela costumeiramente ser a campeã na satisfação.

Foi lá que conheci a Janteloven, as leis de Jante, uma cidade imaginária criada por um romancista escandinavo que simboliza o espírito local. Basicamente, ninguém tem o direito de se sentir melhor que ninguém. Lembro um lixeiro de Copenhague que, nas horas vagas, era técnico do time de handebol da escola pública – e boa – de suas filhas adolescentes. Numa escala de 0 a 10, ele definiu como 8 o seu grau de satisfação.

Pense na sua e veja quanta coisa temos a aprender com a Escandinávia.

Outro dia o DCM publicou um artigo sobre o que significa ser mãe na Noruega. Por exemplo, licença maternidade de 11 meses com salário completo e volta garantida ao trabalho, ou 13 meses com 80% do salário. Fora isso, um subsídio do governo é oferecido à mãe que queira ficar mais tempo em casa com as crianças.

Um sinal do foco nas crianças é o desfile no Dia Nacional da Noruega, 17 de maio. Em quase todos os países, você vê paradas militares. Na Noruega, quem sai às ruas são as crianças.

Desfile de 17 de maio

Lá, é socialmente inaceitável não pagar os impostos justos. A sociedade estabeleceu um consenso segundo o qual os impostos são o preço a pagar para você viver num ambiente quase utópico. Escola gratuita, saúde gratuita, nada de contrastes chocantes entre riqueza extrema (de poucos) e pobreza miserável (muitos).

Você não consegue imaginar, no ambiente norueguês, uma empresa bilionária como a Globo fugindo tão abertamente, tão descaradamente dos impostos, com a conhecida prática da PJ. Você também não consegue imaginar um âncora de tevê como Boris Casoy dizendo que lixeiro não pode ser feliz. Você também não consegue imaginar uma jornalista da estatura de Mônica Waldwogel zombando, histericamente, de ciclistas diante das câmaras.

Se eu for fazer a lista das coisas brasileiras que você não consegue imaginar na Escandinávia, ficaremos aqui alguns anos.

O DCM se orgulha de ter, desde seu nascimento, fixado na formidável Escandinávia um modelo a ser perseguido. E, de pé, manda aplausos entusiasmados para a campeã de IDH Noruega e seus maravilhosos vizinhos.
(Paulo Nogueira/ DCM)

Um comentário:

L3G10N4R10 disse...

Olá! Boa noite a todos os leitores/seguidores do "Na Ilharga"...
Muito obrigado pelos esclarecimentos á respeito da Franca e Notória Sociabilidade destas/nestas Sociedades...
..."Lá, é socialmente inaceitável não pagar os impostos justos. A sociedade estabeleceu um consenso segundo qual os impostos são o preço a pagar para você viver num ambiente "Quase UTÓPICO" (grifo meu). Escola gratuita, saúde gratuita, nada de contrastes chocantes entre riqueza extrema (de poucos) e pobreza miserável (muitos)."...
Como explicar, fazerem entenderem (aos ¨verde-amarelo istas, direitistas, nacionalistas, capitalistas, golpistas, red3-g1ob0 istas, PIG istas, Vai-para-Cuba istas, ...¨), que o termo "Quase UTÓPICO", esta sendo utilizado nesse contexto, como um ¨Autentico Sinônimo¨ para Socialismo... se não de Fato, ao menos, de Direito...
Mas como esperar que esta sociedade, a brasileira, respeite as leis, as normas, as regras sociais, quando os exemplos que d'ela emergem, são: Ódio, Nazi-Fascismo, Racismo, Preconceito, Segregação, Violência,... não apenas contra o "Estado/Governo", mas, principalmente, contra "A Pessoa", contra "O Próximo", contra "O Ser-Humano"???