Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

'Medalhões' acima da lei


Mais uma atitude condenável na conta da justiça: a diplomação de reeleito para cargo de prefeito em Belém do Pará, outorgado pelo TRE, ao tucano Zenaldo Coutinho Jr. Mesmo diante de duas decisões monocráticas cassando a candidatura do alcaide, o tribunal resolveu diplomá-lo.

Claro que ninguém está aqui defendendo a 'morização' da presunção da inocência, em que a prova cabe ao acusado e não a quem acusa. No entanto, a diplomação retrata fielmente uma situação de compadrio entre justiça e certos segmentos políticos a ponto de chegarmos à omissão como forma de decisão.

Com efeito, o correto seria diplomar somente após o mérito da sentença do juiz ser julgado em decisão colegiada. Afinal, mais que o futuro de uma careira política está o futuro de uma cidade que vive a angústia do prolongamento de problemas e acúmulo de outros, sem que ao menos uma bagana acesa seja vislumbrada no fim desse longo túnel.

Em algumas cidades brasileiras, como Foz do Iguaçu e Osasco, por exemplo, grande parte dos eleitos em outubro último lutava pra ser diplomada atrás das grades onde se encontra, por conta de malfeitos cometidos no exercício de mandato anterior ou em campanha.

Isto mostra que a justiça, quando quer, prima pela defesa dos interesses da coletividade dando passos largos no rumo da verdadeira moralização no trato da coisa pública, independente dos estragos que possa fazer em certas carreiras, por sinal, nem tão necessárias assim, a julgar pelo desfecho.

Desgraçadamente, por aqui ocorreu o inverso. Primeiro preservou-se a personalidade, posta acima da lei; depois ver-se-á como se estabelecerão as conveniências para o julgamento. Não por acaso, a claque zenaldista festejou como gol no final de uma copa do mundo a decisão do pleno do TRE retirando de pauta o julgamento de Zenaldo, sexta-feira última. Vale dizer, no cargo o alcaide privata saberá como esquivar-se dessa encrenca. Será?

Nenhum comentário: