Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

O mundo começa reagir à repressão golpista

:

O jornal americano Washington Post publicou em seu site uma reportagem que diz que um ato "pacífico" contra o impeachment de Dilma Rousseff terminou com acusações de "brutalidade" da polícia.O portal também publicou vídeos das agressões, inclusive um do repórter da BBC que foi agredido por PMs mesmo depois de ter se identificado como imprensa. A matéria cita também um vídeo divulgado no Facebook que mostra um policial atirando na cabeça de um manifestante em Belém, no Pará.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), pedirá ao Ministério Público que apure se houve "violência desmedida" contra os manifestantes que foram às ruas de São Paulo neste domingo protestar contra o governo de Michel Temer, contra o golpe e em defesa de novas eleições já.O ato, que segundo os organizadores reuniu 100 mil pessoas, teve concentração na Avenida Paulista. A multidão desceu a Avenida Rebouças e foi até o Largo da Batata, na zona oeste, onde o protesto foi encerrado pacificamente, sem qualquer incidente, às 20h30.Depois do início da dispersão das pessoas, porém, a Polícia Militar começou a jogar bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo, além de usar jatos d´água, contra as pessoas que já iam embora. Bombas também foram jogadas dentro do metrô, sufocando passageiros, inclusive idosos e crianças, que sequer haviam ido ao protesto. Uma mulher passou mal dentro de um ônibus após engolir a fumaça.

O ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que esteve no ato pacífico da capital paulista neste domingo 4 contra o governo Temer e em defesa de novas eleições presidenciais, encaminhou uma carta ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o secretário de Segurança do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho, para questionar o motivo da prisão de 26 jovens. O grupo, formado por menores de idade, foi preso por volta das 15h, antes mesmo de começar a manifestação, cuja concentração estava marcada para as 16h na Avenida Paulista. O motivo, conforme diz Suplicy, foi "em função de terem se reunido com a finalidade de realizarem ações que, na compreensão dos delegados, seriam caracterizadas por atos de violência". A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que 16 adultos detidos foram indiciados por associação criminosa e corrupção de menores. Já os adolescentes detidos responderão por ato infracional.

O mais importante é não deixar a violência impune, muito menos os jagunços do fascista Alckmin confortáveis em sua postura de se acharem acima da lei. Que o Brasil e o mundo tomem conhecimento e repudiem o estado policial implantado pelo golpismo vil e truculento.
(Com informações e foto do site 247)

Nenhum comentário: