Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 10 de julho de 2016

Só a mobilização popular é capaz de barrar os golpistas


Em entrevista concedida a FSP, Temer não escondeu que as medidas impopulares virão após eventual aprovação do impeachment. Vale dizer, um governo espúrio, ilegítimo e corrupto será o agente das transformações sinistras que a direita operará pra tungar direitos  sociais.

Assim, caso Dilma seja afastada definitivamente, a população que se prepare para uma jornada de trabalho de 12 horas semanais; aposentadoria aos 70 anos; congelamento de salários; fim de programas como o 'Minha Casa, Minha Vida' e por aí vai, seguindo a mesma lógica que os golpistas de 1964 seguiram ao apear do poder um governo popular a fim de garantir uma agenda que atenda exclusivamente aos interesses da plutocracia escravagista e colonial.

Só refrescando memórias ou fazendo referência às medidas tomadas à época, em 1964 os golpistas também adotaram a infame retórica do combate à corrupção pra depor o presidente legítimo, no entanto, ao longo do seu longo período de mandonismo truculento, formou uma base composta pelos mais abjetos celerados, muitos até hoje ainda em cena, inclusive alguns fazendo parte desse golpe, versão 2016.

Claro que isto terá como consequência mais explícita a insurreição, seguramente em nível ainda mais veemente do que o verificado no golpe de 64, quando a reação pensava ter aniquilado as forças democráticas, mas enfrentaram desde o primeiro ano de aventura autoritária resistência admirável. É verdade que boçalidade ceifou milhares de vidas, mas também não dormiu uma noite em sossego porque não encontrou pela frente a passividade.

Agora, com uma sociedade mais aberta por conta da circulação maior de informações, será muito difícil que esses assaltantes aventureiros consigam o êxito desejado anteriormente. Até mesmo porque seu poder de fogo é menos significativo do que o daqueles golpistas de antanho. Por isso, é bom que as forças progressistas acelerem a mobilização popular contra essa direita castradora de conquistas sociais a fim de preparar o enfrentamento.

Como diz Valter Pomar, à margem de panacéias com ares de restabelecimento da normalidade democrática, só povo nas ruas é capaz de fazer essa casta de usurpadores recuar e garantir que voltemos a respirar os saudáveis ares democráticos.

Nenhum comentário: