Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

O PAÍS QUE A GLOBO NÃO VIU NA PRAÇA DA SÉ




31 de março, 52 anos depois, não haveria de ser dedicado a um novo golpe contra a democracia. Ao menos na Praça da Sé.

Se a manhã desta sexta, 1° de abril, amanheceu mais leve, com alguma esperança de que resistir vale a pena, creditemos a um grupo heterogêneo que vai de estudantes secundaristas a lideres de movimentos em defesa da terra e da moradia.

André Gambini, 15 anos, aluno do 1° Ano do Ensino Médio no colégio Equipe, pegou o metrô e foi protestar com um grupo de quatro amigos.

“O que temos no país é um golpe em curso e uma perseguição, organizada pela Justiça com apoio da TV Globo, a um grupo específico da sociedade. Por que a Lava Jato se dedica exclusivamente a investigar apenas denúncias contra o Partido dos Trabalhadores? Por que a TV Globo omite o nome dos citados na lista da Odebrecht e vaza de maneira criminosa áudios para prejudicar Lula e a presidente Dilma?”

Seu colega de classe, Martin, 15 anos, também tinha discurso decorado.

“Somos contra a Globo. Somos contra o juiz Sérgio Moro, contra o Aécio Neves e contra o golpe que está sendo organizado contra a democracia.”

Os dois jovens pertencem à classe média e estudam numa escola particular cuja mensalidade nem em sonho cabe no orçamento da família Alves.

Darci e sua esposa, Vera Lúcia, moram em Embu das Artes. Ela trabalha como costureira, ele como auxiliar de obra.

Integram o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra na região, na equipe Azul Santo Eduardo. Ao lado da filha, Laíza, e de amigas da menina mantinham um sorriso triste, mas forte.

– Alguém ofereceu alguma coisa para vocês estarem aqui? eu perguntei.

– O quê, por exemplo? Darci retrucou.

– Pão com mortadela?, insisti.

– Nem com fome nós estamos, falou Darci meio sem jeito. – Já almoçamos. Nossa bandeira é outra: é a da cidadania, da igualdade e do direito das pessoas.

Segui em meio à multidão, bloquinho e caneta a postos.

– Por que essa camisa?

O professor de Cursinho Décio Ferroni, que leciona em Santos e em Osasco, sorriu fanfarrônico.

– É a minha homenagem ao Dr. Sócrates, ao Wladimir, ao Casagrande e os demais que fizeram da Democracia Corinthiana um símbolo da resistência. Eles nos fizeram acreditar que a luta é bonita e vale a pena.

Ferroni fazia questão de ressaltar o posicionamento institucional da principal torcida do clube, a Gaviões da Fiel.

– A Gaviões está aqui com o bloco Elis Regina, outra pessoa que sempre representou a liberdade, disse. – Aliás é importante você citar que torcedores de outros clubes também começam a incorporar a luta pela defesa da presidente Dilma. Os do Santos já se envolveram e temos informações que uma parte da torcida do Palmeiras, também. Por enquanto, só os são-paulinos estão de fora.

A roteirista Renata Rodrigues levou a filha, Lara, 12 anos, estudante no Mackenzie e a amiguinha Clara, 13, que estuda no EMECE.

As três com o rosto pintado.

– Caras pintadas?, brinquei.

– É nossa forma de protestar contra o arbítrio, foi logo informando Renata. – Não sou do PT, não defendo partido nenhum, mas não concordo com o que está acontecendo. O momento é de escolhermos um lado. E o nosso lado é esse: Não vai ter golpe.

Agora, para finalizar, vamos supor que todas aquelas pessoas que foram à Sé, no emblemático 31 de março, sejam surpreendidas nas próximas semanas com o impedimento da Presidente Dilma.

O cenário não será nada animador.

Pelo menos é o que acredita o ex-metalúrgico e ex-vereador em Campo Limpo Paulista, Joaquim César da Silva.

– Eu acho que o país vai entrar em clima de guerra civil, diz Joaquim. – Os movimentos sociais são organizados, a população hoje recebe informações e se engana quem imagina que o resultado do golpe será o silêncio de 1964. Vai ter invasão do Congresso, confusão, vai ter morte.

A sinistra previsão do militante (Joaquim preside o PT em Campo Limpo Paulista) talvez soasse diferente se estivéssemos na avenida Paulista, berço do capital e de gente apressada.

Na Sé, num final de tarde sujo, chuvoso e cinza, soa dolorida, triste. Meio sem esperança.
(José Cássio/ DCM)

Nenhum comentário: