Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A Campanha da Fraternidade e o direito sonegado


A campanha da Fraternidade deste ano, ressaltando a necessidade do acesso a água potável e esgotamento sanitário decente a todos, pode fazer vir à tona uma das mais tonitruantes campanhas midiáticas acompanhadas de um dos maiores desvios de recursos públicos já vistos na história recente deste estado.

Foi no final do segundo governo tucano de Almir Gabriel, quando foi concebido e anunciado com muita pompa um tal 'Projeto Alvorada', que iria levar esses dois itens constantes dos direitos fundamentais das sociedades ditas civilizadas a todos os paraenses, de resto, um estado entre os mais carentes no atendimento dessas necessidades.

Lamentavelmente, a euforia com a boa nova esgotou-se precocemente, mais precisamente na cara propaganda midiática do anúncio, como é recorrente em governos tucanos,, seguindo-se a imobilidade na hora de operar, embora isto não impedisse que as dezenas de milhões anunciados pra custear a obra tenham sido gastos. Ou melhor, tenham sumido no trajeto entre a instituição federal que financiaria e o canteiro de obras, resultando disso a consolidação de um quadro deplorável no Pará.

Com efeito, hoje, municípios como Ananindeua, Santarém e a própria capital do estado apresentam déficits significativos nessas áreas e a campanha da Fraternidade é bastante oportuna ao abordar esse tema.

Para que tenhamos um diagnóstico mais consistente, seria interessante que se fizesse a remissão desse e de outros fatos onde o interesse coletivo ficou a reboque da malversação dos recursos a fim de que a população seja esclarecida do seu papel decisivo no acompanhamento de iniciativas dessa natureza. E quem se essa participação popular a sociedade estará sempre sob o risco de ver repetir-se empulhações como o famigerado 'Projeto Alvorada'.

Nenhum comentário: