Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A suspensão de Michel Platini e a oportunidade de Zico


O Comitê de Ética da Fifa anunciou a suspensão de Joseph Blatter, presidente da Fifa, Michel Platini, presidente da Uefa, e Jérôme Valcke, ex-secretário-geral da entidade mundial. Os homens-fortes do futebol no planeta terão que ficar afastados de qualquer atividade ligada ao esporte por um período de 90 dias, que pode ser estendido por mais 45. 
Ou seja, a suspensão pode implodir a candidatura de Platini pela possibilidade de estender-se até o pós eleições da FIFA, marcada para 26 de fevereiro próximo.

Neste momento, então, o favoritismo, quase aclamação, sorri para o príncipe jordaniano, aquele mesmo que retirou seu nome na disputa contra Blatter nas últimas eleições, embora a situação possa favorecer a emergência do nome de Zico, cuja candidatura até aqui tem sido mais um sonho do que uma articulação concreta.

Assistindo, ontem, na ESPN, um filme sobre essa candidatura percebi que falta uma articulação política mais encorpada e representativa do país que mais mundiais conquistou na história das copas, não como vontade pessoal. Nesse sentido, não basta Zico ficar apenas com o aval do desacreditado presidente da CBF e fique perdendo um tempo enorme dando explicações sobre esse constrangimento. Claro que não há semelhança entre ambos e o contato é premido pelo fato de del Nero ser presidente da CBF.

Zico precisa fazer parcerias políticas com quem goza de prestígio internacional e pode ajudar no diálogo com outras confederações dos quatro cantos do mundo. Como opositor dos métodos hoje vigentes na FIFA, Zico tem condições de fazer uma mobilização mundial a fim de que o futebol não passe das mãos de mafiosos para as mãos de quem privilegia relações comerciais em detrimento do futebol, algo que até impõe o risco do retrocesso.

Portanto, esperemos que Zico sinta o momento favorável e mexa-se na direção certa a fim de construir uma candidatura com chances de vitória começando, finalmente, a desmontar as máfias que comandam o futebol agindo de fora pra dentro.  

Nenhum comentário: