Jorge Paz Amorim

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Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

MEC quer estabelecer base curricular mínima para uniformizar ensino no país

Ministério pretende fixar mínimo de 60% em escala nacional, enquanto 40% do método de ensino ficará a cargo das políticas públicas locais

Jornal GGN - Nas próximas semanas o Ministério da Educação irá publicar os resultados preliminares da Base Curricular Nacional (BCN), instrumento que está sendo desenvolvido para padronizar os ensinos básico e fundamental no país. A pasta pretende entregar o trabalho final em março de 2016, antes do prazo previsto pelo Plano Nacional de Educação. Em entrevista exibida na última segunda-feira (31), no programa Brasilianas.org, o ministro Renato Janine Ribeiro explicou que o objetivo da BCN é ajudar municípios e estados a discutirem suas respectivas metodologias e gestão pedagógica e, com isso, uniformizar o ensino de norte a sul do país.
 
Atualmente, cada estado e município tem o seu próprio método de ensino. "Por conta disso acabamos sem ter padrões mínimos do que em cada ano de curso o aluno deve estudar. Por exemplo na matemática, quando você deve aprender equação de segundo grau? História, com que tipo de formação em história o aluno deve sair do ensino fundamental? Então a Base Comum é a ideia de você ter um currículo que atenda determinados requisitos para o país todo", explicou Janine Ribeiro. O MEC pretende fixar um mínimo de 60% em escala nacional, enquanto que 40% do método de ensino ficará a cargo das políticas públicas de cada estado e município. 
 
O ministro também abordou, durante a entrevista, as mudanças que estão sendo realizadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sobretudo em relação à coleta de dados para a produção de políticas públicas educacionais mais eficientes e, no último bloco do programa, a partir dos 40 minutos, falou das reformas feitas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para combater a evasão escolar e o destaque dos estudantes do programa na competição internacional de educação WorldSkills, onde 25 dos 31 medalhistas eram do Pronatec. 

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