Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 30 de agosto de 2015

A 'maldição de Garrincha'

O site 247 estranha o tom "perto de propor o golpe", adotado pelo PMDB na TV. Esse estranhamento me parece muito próximo da ingenuidade, arte de quem imagina a existência de duas correntes internas na legenda: uma governista e outra oposicionista.

Nada mais inexato. Nesse momento, o que une o PMDB é sugar o governo ao máximo a fim de fortalecer-se para 2018 e assim possa lançar uma candidatura mais competitiva que a candidatura tucana, arriscando palpites, nesse momento o nome de José Serra pintando como o mais forte, daí a adoção, por parte dos pemedebistas, do projeto serrista que acaba com o regime de partilha e desconstrói o atual status quo do pré-sal.

Quanto as correntes, elas são tantas que não cabem em duas mãos, porém, assim como elas têm convivido há décadas sabendo superar essas diferenças, saberão unificar-se em torno do objetivo de voltar a ocupar a presidência da República, só que dessa vez não por obra de uma tragédia..

Além da força regional até aqui amealhada e mantida, há agora um Congresso extremamente conservador e fisiológico, logo, facilmente cooptável, conforme mostram os movimentos de Eduardo Cunha, cuja queda seria bom negócio, mais a inda a herança desse espólio.

Assim, com lideranças em bom número para tocar a campanha política mantendo-a unificada, teria também a ajuda de Marina e um tucano(Alckmin ou Aécio) para garantir que a decisão ficaria para um 2º turno, provavelmente contra Lula e em um ambiente conflagrado, sempre na crença de que a popularidade de Lula desabou definitivamente, conforme a crença da mídia delinquente e suas pesquisas de opinião pública.

O roteiro parece interessante e tem tudo pra dar certo, dar certo é ao menos ir para a disputa do segundo turno isolando a candidatura petista; e garantir a maior bancada no Congresso e ao menos a manutenção da atual condição. Resta saber como serão os comportamentos individuais diante da tentação de defecções ao primeiro sintoma de possibilidade de derrota para alguns desses caciques. Enfim, esse é mais um plano perfeito que, lamentavelmente padece da 'maldição de Garrincha'. Aquela em que tudo está sempre na dependência da combinação com os russos. Paciência!

Nenhum comentário: