Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Inimigo Público


Ignorante, irresponsável e fora de si o senador Aécio Neves enfureceu toda uma categoria ao ofendê-la no afã de dar conteúdo ao seu destrambelhado discurso. Pra criticar o ajuste fiscal do governo, ora em tramitação no Senado, ofendeu os contabilistas acusando-os de cúmplices em manobras que desvirtuariam a transparência que deve presidir os atos do agente público.

Dupla gafe. Se há divergências com a proposta, são todas de mérito e  isso não pode ser confundido com o trabalho sério e profissionalmente competente dos contabilistas. Só alguém que julga os outros por si consegue ser tão leviano e incompetente no tratamento de assunto tão importante. Eis a resposta;

Nota de Repúdio do CFC ao pronunciamento do senador Aécio Neves

O Conselho Federal de Contabilidade, nesta Nota de Repúdio, representando os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade e os 510 mil Profissionais da Contabilidade do Brasil, vem a público discordar das referências aos “contabilistas” feitas pelo senador Aécio Neves, em pronunciamento, no dia 20 de maio, em que criticou o Ajuste Fiscal proposto pelo ministro Joaquim Levy, conforme matéria publicada no Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/brasil/aecio-chama-ajuste-fiscal-de-joaquim-levy-de-contabilista-16217897).

Segundo a notícia, o senador disse que o pacote do ministro da Fazenda “é extremamente rudimentar, de um contabilista, que se baseia só na questão fiscal e esquece que as pessoas se levantam todos os dias e precisam comer e ir trabalhar”.

Quando o senador associa o termo “rudimentar” ao “Contabilista”, demonstra total desconhecimento da profissão contábil exercida atualmente no Brasil. Há muito tempo, os nossos Profissionais da Contabilidade deixaram de ser vistos como meros cumpridores das normas do Fisco. A Contabilidade que se pratica hoje no território nacional encontra-se em sintonia com as normas internacionais, com o nosso Profissional marcando presença nos fóruns mais avançados das nações desenvolvidas.

Nos últimos anos, o Sistema CFC/CRCs tem desenvolvido um profícuo trabalho em parceria com instituições governamentais e com o meio acadêmico, exatamente, para dotar a Contabilidade Pública da racionalidade e transparência que a sociedade brasileira exige. É, pois, de suma importância que os homens públicos do nosso País se atualizem. Por isso, é oportuno esclarecer que a Contabilidade é uma ciência social, com vastos recursos de controle e informação, indispensáveis à gestão pública e privada, possuindo uma responsabilidade evidente na proteção da sociedade.

Diante do exposto, o Conselho Federal de Contabilidade lamenta a visão distorcida e a forma equivocada com o que o senador se referiu aos Profissionais da Contabilidade.

Contador José Martonio Alves Coelho
Presidente do Conselho Federal de Contabilidade. 

(Nota extraída do blog Os Amigos do Presidente Lula)

Nenhum comentário: