Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Inflação de fevereiro ainda é alta. Mas já é menor que a de janeiro

A inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em fevereiro, variou 1,22%, 0,02 ponto percentual abaixo do resultado de janeiro deste ano (1,24%), mas ainda é a mais alta para os meses de fevereiro desde o 1,57% de 2003. Com a alta, a taxa passou a acumular nos primeiros dois meses do ano inflação de 2,48% – superior ao 1,24% dos primeiros dois meses do ano passado, mas ainda continua alta porque atingiu 7,7% no acumulado de 12 meses.

Por outro lado, a inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) ficou em 0,53%, em fevereiro deste ano, taxa inferior à do mês anterior, de 0,67%, e à de fevereiro do ano passado, que ficou em 0,85%. Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), em 12 meses, o IGP-DI acumula inflação de 3,74%. Já o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) foi 0,18% em fevereiro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do de janeiro (0,21%).

Como a alta do IPCA de fevereiro, segundo os dados fornecidos pelo IBGE, ocorreram porque os preços da gasolina subiram 8,42%, exercendo impacto de 0,31 ponto percentual na composição do IPCA e, por isso, respondendo, por um quarto do índice, algo que não ocorrerá a partir de março, pode-se afirmar que a inflação tende a desacelerar e fechar 2015 dentro da meta governamental.

(Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário: