Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 1 de março de 2015

As dívidas do "credor"

No início da gestão do atual prefeito de Belém, foi anunciada a compra de um imóvel ocioso pertence aos proprietários da clínica Porto Dias. O mimo custaria aos cofres públicos fantásticos R$100 milhões. Como a maior parte dos recursos viria dos cofres do Ministério da Saúde, o Ministério Público Federal operou juridicamente pra embargar a transação, considerada lesiva ao interesse público.

Frustrado com o embargo da dita transação, o prefeito Zenaldo Jr. deixou a questão de lado praticamente abrindo mão dessa fábula de recursos, que poderiam muito bem ser utilizados no Pronto Socorro da 14 de Março ou no do Guamá, autênticas usinas de problemas no atendimento de urgência e emergência da população mais carente da capital paraense, e que acabaram provavelmente tomando o rumo de outra rubrica ou ação governamental.

Cito este exemplo pra comentar  a notícia publicada hoje no jornal O Liberal, acusando o governo federal de dever mais de R$700 milhões a os municípios paraenses, dívida oriunda do não cumprimento do estabelecido em convênios, parcerias e emendas parlamentares. Pois é, este é apenas um dentre as dezenas, centenas, quiçá milhares de desatinos administrativos cometidos por gestores municipais que, apesar disso, culpam sistematicamente o governo federal pela retenção dos recursos que poderiam gerar uma obra de interesse público, mas não acontecem pela falta de maior qualificação de certos gestores. Uma pena, então, que a reportagem não detalhe algumas dessas retenções, para uma melhor avaliação do leitor.

Nenhum comentário: